Boletim RUTE - 27 de agosto de 2021


 

RUTE América Latina terá painel especial na pogramação da Conferência Tical 2021, no dia 1º/9

A RUTE América Latina (RUTE-AL) terá um momento de destaque dentro da programação da Conferência Tical 2021, que será realizada virtualmente, entre os dias 30/8 e 2/9. O painel acontecerá no dia 1º/9, das 16h às 18h (horário de Brasília) e contará com uma palestra de abertura do coordenador nacional da RUTE e presidente da ABTms, Luiz Ary Messina. 

Veja a programação do painel:

  • 16:00 - 16:05 | Introducão, Luiz Ary Messina
  • 16:05 - 16:15 | Experiência RUTE-Chile (REUNA), Angélica Avendaño, Presidenta RUTE-Chile
  • 16:15 - 16:25 | Experiência RUTE-Colombia (RENATA), Rafael Rodríguez
  • 16:25 - 16:40 | Experiência RUTE-Ecuador (CEDIA), Cristina Aguilar | Mariuxi James
  • 16:40 - 16:55 | Experiência RUTE-México (CUDI), Carlos Casasús
  • 16:55 - 17:05 | Experiência de RUTE- Brasil (RNP), Paulo Lopes
  • 17:05 - 17:15 | RUTE-AL, Tania Altamirano
  • 17:15 - 17:30 | Países interessados em ingressar na rede
  • 17:30 - 18:00 | Discussão e encerramento

Saiba mais sobre o evento e inscreva-se

 

Reserve sua agenda! Este ano, o Fórum RNP 2021 se uniu aos Congressos Anuais da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), para formar o maior fórum de saúde digital da América Latina. O evento acontecerá entre os dias 22 e 26/11, e terá como fio condutor "Desenvolvimento Humano e Saúde Digital em Foco". Aguarde mais informações em breve!

Submeta seu trabalho!
O evento convida autores a submeterem trabalhos científicos, relatos de experiências e demonstrações sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras nas áreas de Telemedicina, Telessaúde, Computação ou de Sistemas de Informação aplicadas à Saúde. Os trabalhos serão recebidos até o dia 26/9.

Acesse o edital

Cetic.br divulga resultados do Painel TIC COVID-19 

O Cetic.br divulgou os resultados da pesquisa Painel TIC COVID-19, realizada entre os meses de junho e agosto de 2020. O levantamento investigou atividades realizadas na Internet e dispositivos utilizados para acesso à rede, tendo como referência os indicadores validados pela pesquisa TIC Domicílios. Além disso, foram criados módulos temáticos para aprofundar e detalhar aspectos do uso da rede relacionados ao contexto de enfrentamento da pandemia da COVID-19 e seus efeitos na sociedade. 

Confira os resultados

SIG Endocrinologia Pediátrica realiza sessão especial de 10 anos no dia 13/9

O SIG Endocrinologia Pediátria (SIG Endoped) realizará uma sessão especial no dia 13/9, às 12h, em comemoração pelos 10 anos de atividades do grupo. O encontro contará com uma mesa redonda virtual comandada pela coordenadora do SIG, Dra. Cristiane Kopacek e a participação de vários convidados, entre eles, o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina. 

Acompanhe por aqui

Artigo: Telemedicina e telessaúde: uma história de sucesso no SUS

A professora da FOUsp e coordenadora do SIG Teleodontologia, Ana Estela Haddad, e o médico e pesquisador da Fiocruz e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, escreveram um artigo para a Folha de SP no qual abortam o sucesso da telemedicina e telessaúde no SUS, promovendo modelos que reduzem fila de espera e custos e garantem maior resolubilidade.

Leia o artigo

CT-Saúde Digital convida interessados em fazer parte de seus três esquadrões

O Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital - CT-Saúde Digital ou CT-SD, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), é um fórum para estudar o futuro das aplicações, produtos e serviços e as aspirações em saúde digital, para as mais variadas áreas de assistência, pesquisa, ensino e gestão. O CT-Saúde Digital realiza a prospecção tecnológica na saúde digital, contribuindo para a construção de visões técnicas que orientem novos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Sistema RNP e fora dele.

  • Esquadrão 1: Aceleração da capacidade de Recursos Humanos na Prática
    Digital;
  • Esquadrão 2: Prospecção dos componentes para a Ciberinfraestrutura da RNP
    necessários para o Ensino e Pesquisa em Saúde Digital;
  • Esquadrão 3: Definição do corpo de conhecimento em Saúde Digital.

Tem interesse em participar das reuniões de discussão sobre as atividades e de elaboração do relatório Visão de Futuro de algum(ns) esquadrão(ões)?

Veja mais informações e orientações

SIG Hanseníase
O grupo visa promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas. A próxima sessão, via Conferêcia Web, acontece  na terça-feira, 31/8, das 11h ás 12h, com apresentação da 
Prof. Maria Angela B. Trindade e da Dra. Geise Cristine Espíndula.

SIG Alergia e Imunologia
O grupo tem como objetivo discutir temas referentes à especialidade entre instituições de ensino, contemplando atualizações, discussões de casos clínicos, pesquisas científicas ou possível execução de projetos colaborativos de pesquisa. A próxima sessão, via Conferência Web, será realiza noa terça-feira, 31/8, das 17h30 às 18h30, com apresentação do Dr. Leonardo Mendonça (UFS- Lagarto), sobre o tema "Doenças autoinflamatórias: Diagnóstico além das febres recorrentes".

SIG Saúde Indígena
O grupo busca promover, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para contribuir na estruturação do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 1º/9, das 9h30 às 11h30, sobre o tema  "A saúde e os índios em contexto urbano".

Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.