Boletim RUTE - 28 de agosto de 2020


 

SIG COVID19 BR celebra 50ª sessão com debate sobre a telemedicina na Argentina e no Brasil

               
                 
           

No dia 31/8, o SIG COVID19 BR, em parceria com a Associação Brasileira de Telessaúde e Telemedicina (ABTms), realizará a sessão especial de número 50, que contará com um debate sobre a Telessaúde na Argentina e no Brasil, com a participação de representantes de ambos os Ministérios da Saúde.

As apresentações serão feitas pela Dra. Maria Celeste Savignan, coordenadora Nacional de Telessaúde, do Ministério da Saúde da Argentina e pela Dra. Adriana da Silva e Sousa, diretora do Departamento de Saúde Digital, Ministério da Saúde do Brasil. A moderação ficará a cargo do Dr. Carlés Fabregas (Espanha) e do Dr. Luiz Ary Messina (RUTE/RNP, ABTms).

Pioneirismo no debate sobre a Covid-19
A fim de contribuir com o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente com os estabelecimentos de saúde com ensino, a RNP), por meio da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), convidou em 9/3, todas as unidades para participarem com seus profissionais, professores e alunos da sessão especial: Como estamos enfrentando o Covid19? Dois dias depois, a Organização Mundial da Saúde classificou a Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) como uma pandemia. Isso significa que se reconheceu que o vírus estava circulando em todos os continentes e havia ocorrência de casos oligossintomáticos, o que dificultava a identificação. Deste modo, principalmente no hemisfério sul, onde está o Brasil, os países deveriam se preparar para o outono/inverno com o objetivo de evitar casos graves e óbitos.

A coordenação da RUTE já vinha acompanhando o processo desde o final de 2019 e, como em outras oportunidades, enquanto estrutura do Sistema RNP, a Rede Colaborativa estava preparada para mais uma vez contribuir com o combate e mitigação da emergência sanitária, compartilhando o melhor conhecimento técnico-científico.

O webinar contou com os pesquisadores: Profa. Dra. Nancy Bellei – Infectologia Unifesp (O avanço da infecção no mundo: aspectos virológicos e clínicos), Prof. Dr. Eduardo Medeiros – Infectologia Unifesp (Como o Brasil está enfrentando a epidemia), Profa. Dra. Ho Yeh Li - Infectologia USP (A experiência de isolamento em Anápolis) e moderação do Dr. Nelson Akamine - Diretor de TI do HU-HSP-Unifesp.
 
sessão histórica foi aberta a todos os profissionais e gestores dos estabelecimentos com unidade da RUTE e estabelecimentos de saúde com ensino, com a participação remota na sessão pelos serviços de Videoconferência e Conferência Web da RNP, até o limite da infraestrutura, que naquela época eram bem inferiores à capacidade atual, dando início a um "novo normal" de webinares. A partir desta sessão, a comunidade percebeu a importância de ter um espaço "permanente" de discussão técnico-científica com conteúdos nacionais e internacionais, e assim foi instituído pela coordenação da RUTE, emergencialmente, o SIG COVID19 BR, e instalado no dia 23/3/2020.
 
TICAL2020 começa no dia 31/8 e, no dia 1º/9, será realizado o lançamento da RUTE-AL
                       
                      

 
Na segunda-feira, 31/8, será iniciada a 10ª Conferência TICAL 2020, evento que contribui com a discussão sobre os assuntos que impactam diretamente o trabalho e o papel dos Diretores de TI das universidades da América Latina. Por conta da pandemia do novo coronavírus, ela será totalmente remota.

O TICAL 2020 será o primeiro encontro desta magnitude que será realizado  online no mundo das redes acadêmicas avançadas. Para que esta seja uma grande experiência, todas as sessões plenárias terão streaming em espanhol, português e inglês.

Durante o evento, será lançada a Red Universitaria de Telemedicina de América Latina (RUTE-AL), uma parceria entre algumas NREN´s (National Reserach and Educational Networks) da América Latina:  RNP, RENATA, CEDIA, REUNA, CUDI sob os auspícios da RedClara.  A iniciativa busca a integração regional da saúde na América Latina, pelas redes acadêmicas e em colaboração com os diversos atores e profissionais das organizações acadêmicas na saúde.
 
Veja mais sobre a iniciativa
 
Mais informações e inscrição no TICAL 2020
 
Painel ABTms debate a telefisioterapia durante e após a pandemia, no dia 3/9
             
A Associação Brasileira de Telessaúde e Telemedicina (ABTms) realiza, no dia 3/9, às 18h, o painel ABTMs que debaterá o tema "A Telefisioterapia durante e após a pandemia", com a participação de quatro especialistas:
  • Ellineth da Conceição Braga Valente: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (Crefito- 12)
  • Danielle de Mello Florentino: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2-RJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
  • Dângelo José de Andrade Alexandre: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into)
  • Rogério Antônio Canuto: Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação
Moderação:
  • Luiz Ary Messina: Presidente da ABTms e coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)
Acompanhe por aqui

Na entrada "Não tenho uma conta", digite seu Nome e clique em “Entrar”. Para suporte, contate o Service Desk RNP: 0800-722-0216 ou atendimento@rnp.br.
 
Universidade Aberta da Catalunha elabora pesquisa sobre desenvolvimento da telemedicina
 
Diante da situação de pandemia em que nos encontramos, a telemedicina é vista como um instrumento que nos permite enfrentá-la. Dentro desse contexto, a Universidade Aberta da Catalunha (UOC) elaborou um questionário sobre a adoção e fatores de desenvolvimento da Telemedicina em nível nacional e internacional no Brasil. Este é um projeto com a colaboração da RUTE, da Rede RITMOS e do Centro Colaborador da OMS em eSaúde e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os dados pessoais extraídos desta pesquisa serão tratados com total sigilo e somente serão utilizados de forma agregada como base estatística para o relatório final e publicações científicas que vierem a ser produzidas.

Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para reorientar a saúde para um sistema integral, centrado no paciente e baseado na interoperabilidade, e, assim, tomar medidas para amenizar o avanço da Covid-19 na América Latina. Sua contribuição é essencial, independentemente da familiaridade / uso que você tem com novas tecnologias.

As respostas de todas as categorias de profissionais são bem-vindas. A pesquisa pode ser respondida tanto no PC quanto no celular.

Responda a pesquisa
 
Programa Telessaúde Uerj lança edital extraordinário para processo seletivo
             
            
O Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abrirá inscrições entre 1º/9 e 13/9 para a seleção, em caráter extraordinário, de candidatos à bolsa extraordinária, pelo Processo nº  23038.004292/2020-80, Edital CAPES nº12/2020 - Programa Estratégico Emergencial de Combate à Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, para Pós-Doutorado, exclusivamente,  visando o desenvolvimento de pesquisa no tema e objetivos do projeto  intitulado “Modelo hierárquico para diagnóstico e desfecho de pacientes com COVID-19, utilizando comitês baseados em modelos de inteligência artificial a partir de imagens e dados clínicos/laboratoriais”, cujo objetivo geral é investigar e desenvolver um sistema hierárquico utilizando comitê de modelos baseados em Inteligência Artificial para diagnóstico e desfecho de Covid-19, a partir de imagens (TC ou Raios-x) e dados clínicos correlatos de pacientes do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
  • 2 vagas de ampla concorrência nível Mestrado
  • 1 vaga de ampla concorrência nível Pós-Doutorado
Saiba mais

SIGs em destaque

SIG Obstetrícia Patológica
O grupo tem como objetivo discutir, a nível nacional e internacional, as principais patologias obstétricas responsáveis por alta morbidade e mortalidade materna e perinatal. A próxima sessão, via Conferencia Web, será realizada na terça-feira, 1º/9, das 8h15 às 9h45, com apresentação da Dra Gláucia Guerra (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP), sobre o tema Hemorragia pós-parto: Diagnóstico - Tratamento – Prevenção”.

SIG Saúde Indígena
O grupo promove discussões sobre assuntos nas áreas de gestão do subsistema de saúde indígena, modelos de atenção da saúde indígena e da atenção básica. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quarta-feira, 2/9, das 9h30 às 11h30, com apresentação de Renato Athias (UFPE), sobre o tema “Pandemia no olhar dos povos indígenas”.

SIG Mastologia
O grupo propõe-se a promover, adistância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos na área da mastologia, por meio de discussão de casos clínicos de doenças benignas e malignas das mamas, realizadas em reuniões mensais. A próxima reunião, via Conferência Web, acontecerá na quinta-feira, 3/9, entre 8h30 e 10h, com discussão de casos comandada do Dr. Rafael Sá (Hospital de Câncer de Presidente Prudente).
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.