Boletim RUTE - 29 de abril de 2022


 

Câmara aprova projeto que regulamenta a telessaúde no Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (27/4) o projeto de lei que autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional, abrangendo todas as profissões da área da saúde regulamentadas. A proposta (PL 1998/20) será enviada ao Senado.

Segundo o texto, será considerada telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde a distância por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia a matéria completa
 

Artigo do Coordenador Nacional da RUTE é publicado na 9ª edição da revista Connect, da rede acadêmica equatoriana

O coordenador nacional da RUTE e presidente da ABTms, Luiz Ary Messina, teve um artigo divulgado na 9ª edição da revista Connect, produzida pela Cedia, a rede acadêmica do Equador. 

No texto, Messina fala sobre o avanço da saúde digital promovido pelas redes acadêmicas da América Latina. Vale muito a pena a leitura! 

Confira o artigo a partir da página 30
 

Grupos de Estudos do CT-Saúde Digital realizam primeiros encontros de 2022 em maio

Os Grupos de Estudos (GE) do Comitê Técnico de Ensino e Pesquisa na Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital) realizarão suas primeiras reuniões de 2022 em maio.

Confira a programação:

4/5 - 14h: Reunião GE1: Grupo de Estudos 1 - Aceleração da capacidade de Recursos Humanos na Prática Digital da Saúde
10/5 - 10h: Reunião GE2: Grupo de Estudos 2 - Prospecção da Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e dos componentes para a Ciberinfraestrutura da RNP necessários para Ensino e Pesquisa em Saúde Digital
16/5 - 16h: Reunião GE3: Grupo de Estudos 3 - Problemas e a fronteira da pesquisa e ensino com Inteligência Artificial na Saúde

No 17/5, às 10h, teremos a reunião do CT-Saúde Digital para membros e convidados.

Quer receber informações sobre os Grupos de Estudo? Então, inscreva-se nas listas de distribuição de conteúdo:

Grupo 1  -  Grupo 2   -  Grupo 3

 

SIGs em destaque:

SIG TeleRedeBLH - Tele Rede Bancos de Leite Humano
O grupo Visa ampliar o intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito do Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano. Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz/FioCruz (IFF/ICICT), vem sendo operado como macro-estratégia para que a rede de atenção materno-infantil dos países atinja um de seus compromissos com a sociedade: contribuir com a redução da mortalidade infantil e o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na segunda-feira, 2/5 das 12h às 13h30. Será realizado um encontro de diversos bancos de leite internacionais para promover a mobilização social pelo Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

SIG Hanseníase
O grupo visa promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 3/5, das 11h às 12h, com apresentação de Jurema Guerrieri (Ministério da Saúde), sobre o tema "Inquérito de Incapacidades Físicas".

SIG Rede Autismo
O grupo é uma rede de professores, estudantes, pesquisadores, entusiastas sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Sem esquecer a participação dos próprios autistas. É uma rede propositiva de novas pesquisas multicêntricas, políticas públicas e educação em saúde que promovam o bem-estar das pessoas do espectro autista. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 4/5, das 15h às 16h,, com apresentação de Cristina Delou, sobre o tema "Altas Habilidades e Autismo".

 

 Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.