Boletim RUTE - 30 de julho de 2020


 

SIG COVID19 BR realiza sessão sobre telemedicina indígena com especialista mexicano
           

Na segunda-feira, 3/8, às 12h, o SIG COVID19 BR, em parceria com a Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), contará com mais uma sessão internacional, dessa vez, com especialistas mexicanos. O tema tratado será “Telessaúde indígena e a Covid-19”, com apresentação do diretor de Medicina Tradicional e Desenvolvimento Intercultural da Secretaria de Saúde do Ministério da Saúde mexicano, Dr. Jose Alejandro Almaguer González e da Dra. Zaira Zambelli, da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde brasileiro.

A sessão ocorrerá em parceria com o SIG Saúde Indígena.

Saiba mais sobre o SIG COVID19 BR
 
Gerência de Telessaúde da Ufam investe na produção de podcasts como estratégia de enfrentamento da Covid-19

Para ampliar as frentes de ação do Departamento de Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (Telessaúde/ Ufam), os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Química apostam na produção de podcasts, recurso que disponibiliza conteúdos em formato de áudio, para levar ao público informações relevantes quanto ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. O lançamento do primeiro podcast aconteceu no dia 29/7, às 10h, nas plataformas digitais, como o Spotify.

Leia mais
 
OPAS/OMS lança ferramenta para medir maturidade com relação à capacidade de implementar a telemedicina
                       
Com o apoio da RUTE e diversas outras instituições ligadas à telemedicina e telessaúde do mundo, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/MS) elaborou uma ferramenta para apoiar as instituições de saúde a determinarem o seu nível de maturidade para prestar serviços de telemedicina. Além disso, facilita a identificação de possíveis lacunas ou áreas que precisam de atenção e apoio técnico especializado.

Ela está disponível em quadro idiomas.

Acesse por aqui
 
Parceria resulta em plataforma digital de apoio à gestão de pessoas com doença crónica durante a pandemia
 
O projeto “PrimaryCare@COVID-19” criou uma plataforma digital ao nível dos cuidados de saúde primários para apoiar e monitorizar doentes crónicos, durante a Pandemia da COVID-19. Esta plataforma digital possibilita que pessoas com doença crónica tenham teleconsultas como suplemento ou alternativa a consultas presenciais. Isto permite que médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários possam acompanhar os doentes crônicos a distância. Este projeto insere-se no contexto da saúde digital, sendo uma oportunidade para gerir pessoas com doença crónica durante epidemias, evitando que as suas doenças se descontrolem e evita idas desnecessárias aos serviços de saúde e urgência. Esta plataforma digital possui componentes “inteligentes”, como seja algoritmos que permitem um conjunto de alertas para os médicos e enfermeiros.

O projeto é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia, no âmbito do Research4COVID-19, e resulta de uma colaboração entre a Universidade Nova de Lisboa (UNL) e ARS Lisboa e Vale do Tejo, envolvendo ainda parceiros como o INOV INESC Inovação, na área da inovação, e uma parceria estratégica com a unidade de doenças crónicas do Hospital Universitário de Genebra, Suíça.

Leia mais

SIGs em destaque

SIG Universitári@s da Saúde
O objetivo do grupo é familiarizar as novas gerações de profissionais, que estão em formação, com o tema saúde digital, com foco em Telemedicina e Telessaúde. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na segunda-feira, 3/8, das 10h às 21h, com apresentação de Victor Miranda (UFU), sobre o tema “Usando o Instagram a favor do Orienta Covid”.

SIG Simulação em Saúde
O grupo foi criado para compartilhar experiências e expandir o conhecimento sobre a metodologia de ensino com base em simulação na área de saúde. A próxima reunião, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 4/8, entre 12h e 13h, com apresentação de Flávio Santos Vasconcelos Barros (Faculdade de Ciências Médicas- MG), sobre o tema “PEARLS Debriefing”.

SIG Economia da saúde
O grupo tem o objetivo instituir a cultura da Economia da Saúde como ferramenta para tomada de decisão, buscando alinhamento entre necessidade de saúde da população, custo, financiamento, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços ofertados nas perspectivas de melhorar à atenção a saúde no Sistema Único de Saúde, além de contribuir com debate nacional e internacional sobre o tema. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada na quarta-feira, 5/8, das 15h às 16h, com apresentação de Rodrigo Mendes (BNDES), sobre o tema “Cenários Pós-COVID-19: Possíveis Impactos no Brasil”.
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.