Boletim RUTE - 9 de outubro de 2020


 

RUTE, ABTms e RNPI realizam webinar ‘Criança é prioridade
            

O Dia das Crianças (12/10) está chegando e não há melhor momento do que este para o debate sobre as condições necessárias para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Por conta disso, todo ano, no mês de outubro, o SIG de Saúde de Crianças e Adolescentes, da RUTE, realiza um encontro intitulado “Criança é prioridade”. A edição de 2020 foi especial e aconteceu online em razão da pandemia, na manhã de terça-feira, 6/10, contando com a participação e apoio da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) e da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI).

A internet, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o suporte técnico da RUTE contribuíram para que o evento virtual tivesse excelente impacto e provocasse forte emoção nos palestrantes e participantes
.
Leia a cobertura completa
 
Associação Paulista de Medicina realiza webinar sobre os impactos da LGPD na medicina
          

 
Na quarta-feira, 14/10, às 19h30, a Associação Paulista de Medicina (APM) realiza um webinar gratuito com o tema “Os impactos da LGPD na medicina”, com a participação do prof. Dr. José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, do Dr. Antonio Carlos Endrigo, diretor de TI da APM e do Dr. Renato Opice Blum, advogado e economista, patrono refente do curso de pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados da Escola Brasileira de Direito (Ebradi).

Acompanhe por aqui
 
Telemedicina decola na saúde privada, mas é desincentivada no SUS
O Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (Ipcom) publicou em seu site, na íntegra, uma matéria produzida pelo site jornalístico Jota.info com dados sobre o avanço da telemedicina no Brasil durante a pandemia e as barreiras enfrentadas pela mesma para conseguir maior penetração no SUS.

Leia por aqui
 
CCE PUC-Rio abre inscrições para curso de extensão em Proteção de Dados, Tecnologia e Saúde
                 
 
A CCE PUC-Rio abriu inscrições para o curso de extensão (17 horas) “Proteção de Dados, Tecnologia e Saúde”, cujo objetivo é apresentar uma visão geral da nova lei geral de proteção de dados pessoais (lei 13.709/18 – LGPD), aplicada à área da saúde e as novas tecnologias aplicadas a este setor.

As aulas expositivas serão remotas, ministradas por professores e convidados dos setores de saúde, tecnologia e direito. O público-alvo do curso são Pessoas interessadas no tema de proteção de dados voltado para a área da saúde, bem como sobre as tecnologias desenvolvidas e utilizadas na área médica.

Saiba mais
 
MU-Cosan CPLP realiza webinares nos dias 13 e 14/10
                 
Em comemoração pelo Dia Mundial da Alimentação (16/10), o Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN/CPLP) convida a todos para o evento virtual “Rede de pesquisa em segurança alimentar e nutricional CPLP: contribuições para o direito humano à alimentação e nutrição adequada”. Serão dois dias de webinares gratuitos de 9h às 11h.
  • 13/10 – Experiências do Brasil, Cabo Verde e Moçambique;
  • 14/10 – Experiências de Portugal, San Tomé e Príncipe, Angola e Guiné Bissau.
Acompanhe por aqui!
 
SIGs em destaque
 
SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde
O grupo visa consolidar uma rede nacional de pesquisa na área de telessaúde e dar apoio à implantação de novos núcleos no Brasil, por meio da troca de experiências em nível nacional e internacional. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 14/10, entre 10h e 11h, com o tema “A experiência de Alunos de Graduação da UFPE em Práticas de Telemedicina na Pandemia da COVID-19”.

SIG Telecoloproctologia
O grupo criado tem o objetivo de promover a discussão de casos clínicos em coloproctologia com docentes, discentes, residentes e médicos gastroenterologistas, além de outras especialidades A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na sexta-feira, 16/10, das 9h às 10h, com discussão de caso comandada por profissionais da Ufal.

SIG Educação Permanente em Saúde Mental e Psiquiatria
O grupo busca promover a interação entre Centros de Estudos e Grupos de Pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação, compartilhamento e troca de experiências acadêmico-científicas em Saúde Mental e Psiquiatria.A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na sexta-feira, 16/10, das 10h30 às 12h, com apresentação de Octávio Domond Serpa Junior (Ipub).
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.