ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 10 de junho de 2022


 

O SIG Amplicação e Padronização de Núclieos de Telessaúde recebe, na terça-feira, 14/6, a deputada federal Adriana Ventura, (NOVO), criadora do Projeto de Lei 1998/2020 que visou a autorização e definição da prática da telemedicina no país.Também será debatido no encontro o PL 4398/2021, que criou o Programa Brasileiro de Telemedicina (PBT).

Acompanhe a sessão
 

Iniciativa Amazônia+10 anuncia primeira chamada de propostas

Será lançado nos próximos dias o primeiro edital da iniciativa Amazônia+10,programa de desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) na Amazônia Legal criado em novembro de 2021 pela FAPESP, em parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O anúncio foi feito ontem (09/06) durante a abertura do Fórum Nacional do Consecti e do Confap, em Manaus, no Amazonas.

“O propósito da iniciativa Amazônia+10 é mobilizar pesquisadores de todo o Brasil, especialmente da Amazônia Legal, dedicados a estudar e oferecer soluções concretas para os desafios para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, que passam pela criação de alternativas de emprego e renda para a população que vive na região”, disse Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.

A iniciativa, que já conta com R$ 100 milhões da Fundação para os próximos cinco anos, apoiará projetos de pesquisa em colaboração voltados à conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na região. A expectativa é que os recursos para o financiamento de pesquisa atinjam a marca dos R$ 500 milhões com a adesão de governos, empresas e organizações sociais.

Saiba mais
 

SIGs em destaque:

SIG Hanseníase
O grupo visa promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na terça-feira, 14/6, das 11h às 12h, com apresentação de Aline Juliane da Silva (HCUSP) e Profa. Maria Ângela Bianconconi Trindade (HCUSP), sobre o tema "Equilíbrio em hanseníase, avaliação pelo miniBestest".

SIG Doenças Neuromusculares
OO grupo promove a discussão de casos clínicos de grande relevância clínica e acadêmica, protocolos de abordagem clínica, protocolos de pesquisa e atualização na área de estudo. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 14/6, das 17h às 18h, com apresentação de Eduardo Estephan (USP), sobre o tema "Síndromes Miastênicas Congênitas".

SIG Enfermagem Oftalmologia
O grupo tem o objetivo de contribuir para ampliação e disseminação do ensino de oftalmologia nos cursos de enfermagem do país, bem como oferecer subsídios para estudos posteriores, visando a atuação do enfermeiro nas áreas preventiva e curativa das doenças oculares. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 15/6, entre 14h e 15h, com apresentação de representantes do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, sobre o tema "Papel do enfermeiro no transplante de córnea",

 Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.