ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 14 de abril de 2022


 

 

Abril Azul: Capacitação na temática "Transtorno do Espectro do Autismo" é destaque na UNA-SUS-UFMA com mais de 30 mil matrículas na plataforma

No mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) destaca a importância de levar informação à população com o objetivo de promover inclusão e respeito sobre os indivíduos que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). O curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo” tem sido uma valiosa ferramenta nessa missão e, atualmente, é o curso com o maior número de matrículas na UNA-SUS-UFMA. A oferta é gratuita, autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem início imediato.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), uma em cada 160 crianças tem Transtornos do Espectro do Autismo. Nos últimos anos, no Brasil, observou-se uma demanda crescente por serviços em saúde direcionados à pessoa diagnosticada com TEA. “A adoção de políticas públicas e estratégias de educação permanentes sobre o assunto tornaram-se um compromisso urgente e desafiador para os gestores e lideranças em saúde do país. O curso ‘Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo’ é resultado desses esforços e já alcança a marca de mais de 30 mil matrículas no site AVA, o nosso ambiente virtual de aprendizagem”, revela a coordenadora-geral da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Saiba mais

Triagem Auditiva e Ocular em neonatos é tema de novo curso da UNA-SUS-UFMA - Leia mais

UNA-SUS-UFMA abre novas inscrições para o curso "Reabilitação do paciente com condições pós-covid" - Leia maiis

Confira mais cursos gratuitos com inscrições abertas
 

Está no ar a 23ª edição do Boletim Conecte SUS

 
Leia a newsletter
 

SIGs em destaque:

SIG Cuidados em Neonatologia Multiprofissional
O grupo visa promover atividades científicas que possibilitem a troca de informações de relevância profissional e a construção colaborativa do conhecimento: sessões de videoconferência e reuniões à distância, como recursos para promoção da interatividade entre especialistas das diferentes Instituições. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 20/4, das 11h às 12h30, com apresentação da cardiologista pediátrica Melina Tertulino de Lima Medeiros, sobre o tema "Quando pensar em sinais de cardiopatias congênitas no período neonatal

SIG Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos
O grupo busca promover a interação entre centros e grupos de pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação e troca de experiências acadêmico-científicas nas áreas de doação de órgãos e tecidos e transplante. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 20/4, das 14h às 16h, com apresentação do Prof. Dr Fabiano Moulin de Moares (Unifesp), sobre o tema "Emoções".

SIG Raciocínio e Lógica em Medicina
A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 20/4, das 17h às 18h30, com discussão de caso apresentado pelos profissionais da Escola Paulista de Medicina (EPM).

 Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.