ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 14 de agosto de 2020


 

Artigo sobre a RUTE é destaque no portal Universo DOC


O portal Universo DOC Publicou o artigo “Rede Rute e o crescimento da Telemedicina no Brasil", que conta um pouco da história dos 14 anos de operação da rede e sua importância para o cenário da telemedicina e telessáude no país, a partir de entrevista com o coordenador nacional, Luiz Ary Messina.

O site é referência em gestão de saúde e carreira médica e líder na América Latina. Nele, os médicos encontram cursos, vídeos, podcasts, artigo e e-books, dos maiores especialistas do Brasil. Além disso, a Revista DOC principal publicação sobre gestão em saúde - com 12 anos de conteúdos exclusivos, está com todas sua edições disponibilizadas no site. 

Leia o artigo
 
Debate sobre saúde indígena em tempos de pandemia reúne especialistas dos Ministérios de Saúde do México, Brasil e SIG Saúde Indígena
           
O SIG COVID19 BR promoveu, em parceria com a Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), uma sessão internacional com especialistas mexicanos, no dia 3/8, para tratar de um assunto importante e que preocupa ambos os países: “A saúde dos povos indígenas em tempos de Covid-19”.  Fizeram apresentações no encontro virtual o diretor de Medicina Tradicional e desenvolvimento Intercultural do Ministério da Saúde do México, Dr. Jose Alejandro Almaguer González e a coordenadora da Gestão da Atenção à Saúde Indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS), Dra. Zaira Zambelli Taveira.

Também moderaram a reunião o especialista em medicina tradicional mexicana Dr. Hernán Garcia, e os professores coordenadores do SIG Saúde Indígena, Dr. Leonardo Frajhof Unirio e a coordenadora do Núcleo Regional de Telessaúde Indígena do Instituto de Medicina Integral Prof.Fernando Figueira de Recife, Dra. Jeane Couto e a gerente do projeto de Telessaúde Indígena, Dra.Núbia Melo.

Leia a cobertura na íntegra

Próxima sessão debate reabertura das creches e escolas
A próxima sessão do SIG COVID19 BR, que acontecerá na segunda-feira, 17/8 às 12h,, irá trazer um assunto que está gerando muito debate na sociedade: “Reabertura das creches e escolas: e agora?”.

Confira quem serão os debatedores:
             
                 


Acompanhe a sessão

Saiba mais sobre o SIG COVID19 BR
 
Ministério da Saúde pretende integrar a Gerência de Telessaúde da Ufam ao Programa Telessaúde Brasil Redes
                  
                  

Em reunião realizada na manhã do dia 10/8, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, acompanhado da gerente de Telessaúde da Ufam, enfermeira Adriany Araújo; da diretora da Faculdade de Medicina, professora Ione Brum, do diretor da Escola de Enfermagem, professor Esron Soares Rocha; da professora do ICB, Priscila Cordeiro; do diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, professor João Libardoni e do assessor especial da Reitoria, professor Edmilson Bruno, recebeu a representante do Departamento de Saúde Digital junto ao Ministério da Saúde, doutora Adriana Sousa.

A reunião também contou com a participação do presidente e vice-presidente da comissão de enfrentamento à pandemia de covid-19, professores Bernardino Albuquerque e Pedro Elias de Souza, este último também gestor da Gerência de Telessaúde da Ufam. Durante o encontro, a gerente de Telessaúde da Ufam apresentou o panorama na Telessaúde no Estado do Amazonas, destacando os serviços oferecidos pela Telessaúde da Universidade antes e durante a pandemia de covid-19.

Integração ao Telessaúde Brasil Redes
Após a apresentação, as autoridades trataram sobre a intenção do Ministério da Saúde de integrar a Gerência de Telessaúde da Ufam ao programa Telessaúde Brasil Redes, sistema do Governo Federal voltado à prestação de serviços de saúde à distância, realizados com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação (TICs). A integração visa ao fortalecimento das atividades da Telessaúde da Ufam. “Assim que oficializada, receberemos recursos para capacitar os profissionais, teremos mais suporte para desenvolver as atividades de teleassistência, as quais passarão a ser interdisciplinares”, afirma a Gerente de Telessaúde da Universidade.

Leia mais
 
Health Tech Conference debate novas tecnologias e transformações na saúde no dia 22/8
          

No dia 22/8, a partir das 9h, será realizado o Health Tech Conference (HTC),evento sem fins lucrativos com o objetivo de estimular o contato de profissionais e de estudantes da área saúde e de áreas da tecnologia. O HTC contará com 37 palestrantes que atuam no Brasil e no exterior e serão abordados temas como inteligência artificial, telemedicina, realidade virtual e hospitais do futuro. 

Durante o HTC haverá cursos de Desing Thinking, que estimula a colocar o paciente no centro da estratégia, e de Modelagem de Negócios, que ensina a colocar a ideia no papel para começar a inovar na saúde. Os cursos serão gratuitos e terão um limite de vagas. Além disso, acontecerá uma feira de Startups onde será possível ter ideia de como as empresas estão agindo na prática.

Saiba mais sobre o evento

Inscreva-se

Use o código 'RUTE15' para se inscrever no Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020
             
Devido às circunstâncias ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, a segunda edição do  Global Summit Telemedicine & Digital Health, maior evento de telemedicina e saúde digital da América Latina, será 100% online, entre os dias 13 e 16/10.

O evento internacional abordará os mais relevantes e atuais temas do mercado como: Telehealth, Digital Health, Wearables, Artificial Inteligence, Internet of Medical Things, Patient Experience & Health, Mobile Health, Analytics & Big Data, Internet of Me, Health Promotion and Prevention e Machine Learning. Tudo isso ministrado por key speakers nacionais e internacionais que compartilharão suas experiências em países com mercados mais maduros e desenvolvidos.

Saiba mais sobre o evento

OPAS disponibiliza 12 podcasts sobre Covid-19 e saúde digital

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) disponibilizou 12 podcasts produzidos pelo seu Departamento de Evidências e Inteligência para Ação em Saúde, com temas relacionados à pandemia da Covid-19 e para sobre alguns conceitos importantes da transformação digital da saúde.

Ouça em português!
  1. Saúde digital e pessoas que vivem com doenças não transmissíveis durante a pandemia da COVID-19
  2. Saúde digital e sistemas de informação para a saúde na luta contra a pandemia (Espanhol - sem versão em Português)
  3. Uma revisão dos primeiros 100 dias em quarentena
  4. Prontidão de tecnologia em saúde pública
  5. Por que a modelagem preditiva é crítica na luta contra a COVID-19?
  6. A COVID-19 e o papel dos sistemas de informação e tecnologias na atenção primária
  7. A COVID-19 e a importância do fortalecimento dos Sistemas de Informação
  8. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19
  9. O potencial das tecnologias da informação de uso frequente durante a pandemia
  10. Por que a desagregação de dados é fundamental durante pandemias?
  11. Por que os prontuários eletrônicos são cruciais durante uma pandemia?
  12. Teleconsultas durante uma pandemia
Telessaúde se tornará permanente nos EUA sob ordem executiva de Trump

O presidente dos  EUA, Donald Trump, assinou, no dia 3/8, uma ordem executiva para tornar permanentes as flexibilidades temporárias para telessaúde permitidas durante a pandemia da Covid-19.

"Hoje estou tomando medidas para garantir que a telessaúde veio para ficar", disse Trump durante uma entrevista coletiva. "Assinei uma ordem executiva para tornar permanentes muitas de nossas reformas regulatórias", completou.

Leia a matéria na íntegra
 
SIGs em destaque

SIG Pneumologia
O grupo busca promover e desenvolver, de forma colaborativa, subsídios para ensino, assistência, pesquisa e extensão na área. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na terça-feira, 18/8, das 12h30 às 14h, com apresentação da Dra. Luisa Doria (UFS), sobre o tema “Hemorragia alveolar”.

SIG Queimaduras
O grupo se propõe ao desenvolvimento do conhecimento, da atualização, da discussão de casos, da construção de ideias e promoção do intercâmbio entre centros dentro e fora do país, por meio da realização de teleconferências. A próxima reunião, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 18/8, entre 12h e 13h, com apresentação do Prof. Bruno Pereira (IMC Campinas), com o tema “Hipertensão intra-abdominal no queimado”.

SIG Cuidados Farmacêuticos
O grupo busca promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos visando o aprimoramento e a qualificação dos serviços utilizando recursos de tecnologia da informação e educação a distância. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na sexta-feira, 21/8, das 10h30 às 12h, com apresentação de Rogério Heládio Lopes Motta, docente da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Faculdade São Leopoldo Mandic.
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.