ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 16 de setembro de 2022


 

É na terça-feira!

O Comitê Técnico de Ensino e Pesquisa na Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital) terá uma sessão especial no dia 20/9, às 11h, onde será abordada a infraestrutura da RNP para apoio à área da saúde. O diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi, fará uma apresentação sobre o tema.

Acompanhe a sessão
 

Fapesp abre duas chamadas para projetos que incluem o teme Saúde Digital

A Fapesp anunciou duas novas chamadas de propostas para pesquisa estratégica sobre a internet em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério das Comunicações (MCom) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Os editais têm como objetivo intensificar atividades de pesquisa científica e tecnológica em temas relacionados à internet de interesse do Brasil e do Estado de São Paulo e incluem o tema Saúde Digital.

O valor total oferecido para apoio aos projetos selecionados é de até R$ 20 milhões em cada edital e oas propostas devem ser submetidas até 8/11.

Saiba mais
 

RNP conta com dois artigos no livro do 66º CBO

A RNP teve dois artigos publicados no livro do 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (66º CBOL), realizado de 7 a 10/9, em Curitiba. O primeiro, que traz o tema "LGPD, Marco Civil da Internet, HIPAA", contou com a colaboração do especialista da Comunidade Saúde, Paulo Lopes. Já o segundo, intitulado "Rede Universitária de Telemedicina: 16 anos de Colaboração em Saúde Digital", foi produzido por uma parceria formada pelo coordenador Nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, e os analistas da Dari-Saúde Gilberto Vieira Branco e Jeferson dos Santos.

O livro está à venda pelo link abaixo!

Saiba mais
 

Leia as notícias do boletim ConecteSUS

Confira os destaques
 

OMS abre chamada para atualização da CDHI

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma chamada pública para colher comentários visando a atualização da versão v1.0 da Classificação de Intervenções Digitais em Saúde (CDHI). Ela será dividida em dois grupos:

  • Feedback primário: para comentários de partes interessadas públicas para atualizar a Classificação de Intervenções de Saúde Digital versão 1.0.
  • Feedback secundário: para comentários sobre o rascunho atualizado, ou seja,  versão 2.0.

A CDHI v1.0 da OMS foi criada em 2018 para fornecer um vocabulário comum de saúde digital para diversas partes interessadas de várias origens e áreas de especialização. Desde então, tem sido usada por partes interessadas de projetos de saúde digital com foco particular em países de baixa e média renda (LMICs). Ao contrário de estruturas anteriores que fornecem terminologia altamente técnica destinada principalmente a cientistas da computação e desenvolvedores de software em saúde, oaCDHI constitui uma linguagem chave de ponte entre o público orientado para a tecnologia e os da saúde para facilitar formas consistentes de articular necessidades e funcionalidades representadas em implementações de sistemas digitais de saúde.

Saiba como colaborar
 

Sistema de saúde se reorganiza com base em legado da pandemia

Na última terça-feira (13), o projeto Anahp AO VIVO – Jornadas Digitais, da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), debateu a Reorganização das instituições de saúde e enfrentamento das sequelas da Covid-19. Os especialistas presentes destacaram que a pandemia foi o maior desafio já enfrentado pelas organizações de saúde no país e que, passado o pior, é hora de arrumar a casa com base no legado, negativo e positivo, do período.

Leia mais
 

SIGs em destaque:

SIG Raciocínio e Lógica em Medicina.

O grupo busca através da reunião a discussão e perguntas aos internos UNIFESP, sobre todos os detalhes, desde a queixa, antecedentes, exame físico, diagnóstico diferencial e conduta. Nos eventos são discutidos casos clínicos do Internato: discussão de um caso (clinico ou cirúrgico) de qualquer uma das especialidades médicas, com apresentador convidado, especialista no assunto, moderador e auxiliares de moderação, compostos por professores da UNIFESP.

A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quarta-feira, 21/9, das 17h às 18h, com apresentação da Escola Paulista de Medicina, sobre o tema "Discussão de caso clínico".

Participar do Evento →

SIG Anestesiologia.

O grupo é uma rede de docentes e pesquisadores da área de anestesiologia interessados no intercâmbio de pesquisa e educação continuada entre instituições brasileiras e internacionais.

A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, 22/9, das 10h às 12h, com apresentação do Dr. Ricardo Vieira Carlos; Dra. Priscilla Cardoso; Dra. Suzana Teruya; Dr. Vinícius Quintão sobre o tema "Discussão de caso – Anestesia Pediátrica".

Participar do Evento →

 

SIG Centro de Estudos em Psiquiatria e Saúde Mental.

Este SIG busca promover/incrementar a interação entre Centros de Estudos e Grupos de Pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação, compartilhamento e troca de experiências acadêmico-científicas em Saúde Mental e Psiquiatria com uma característica multi-e interdisciplinar, utilizando a infraestrutura nacional e internacional de comunicação existente da Rede RUTE. O SIG favorece o processo de educação permanente, através do compartilhamento de práticas de ensino, pesquisas e de inovações em saúde, envolvendo docentes, pesquisa

A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, 23/9, das 10:30h às 12h, com apresentação do CDA sobre o tema "25 anos do Centro de Doença de Alzheimer: ações de ensino, pesquisa, extensão e assistência".

Participar do Evento →

Confira a agenda de eventos da semana

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.