ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 17 de julho de 2020


 

SIG COVID19 BR completa 40 sessões com mais de 2 mil presenças registradas
           

Criado em caráter emergencial em março de 2020 para aprofundar o debate sobre o combate à pandemia do novo coronavírus, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, o COVID19 BR completou quarenta sessões com a expressiva marca de mais de duas mil presenças registradas e participações de profissionais de saúde de países como Itália, China, EUA, Espanha e Equador.

Para ressaltar a importância do grupo em um momento tão excepcional, entrevistamos dois coordenadores do SIG, os prof. Dr. Gustavo Fraga, da Unicamp e a profa. Dra. Evelyn Eisenstein, da Uerj, e o coordenador nacional da RUTE, Dr. Luiz Ary Messina, que nos falaram sobre os objetivos alcançados neste período.

Leia a entrevista

Programação internacional
Nos dias 20 e 27/7, o SIG COVID19 BR, em parceria com a Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMs), contará com sessões internacionais especiais. Os profissionais de saúde e pesquisadores brasileiros terão a oportunidade de trocar experiências sobre o enfrentamento da pandemia com especialistas russos e chineses, respectivamente.

Saiba mais
 
Estão abertas as inscrições para o I Fórum de Ações Estudantis na Pandemia
            
Realizado pela Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (Denem) e com apoio da RUTE, será realizado, no dia 25/7, das 14h às 18h, o I Fórum de Ações Estudantis na Pandemia. O evento será inteiramente online, com certificação de quatro horas e contará com uma palestra do coordenador nacional da RUTE, Dr. Luiz Ary Messina.

O principal objetivo do encontro virtual é promover a integração entre estudantes de todo o país que, durante o período da pandemia, uniram-se em suas respectivas universidades para criação e participação de projetos voluntários. Além disso, o evento pretende mostrar como os estudantes têm força e capacidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas e como podem se organizar para isso!

Após cada palestra serão apresentados alguns projetos concretizados durante a pandemia, suas histórias, impactos e individualidades, mostrando traços marcantes de cada região brasileira em que nasceram.

A pandemia trouxe muito aprendizado para o mundo e, durante o evento, serão mostrados os pontos positivos e a rede de solidariedade criada durante a crise que temos passado.

Programação:
  • 14h: Telemedicina
  • 15h30: Saúde Mental
  • 16h40: Universidade além dos muros
Inscreva-se gratuitamente
 
Editora norte-americana, em parceria com empresa de telemedicina, realiza webinar sobre Telemedicina 3.0
A editora norte-americana Mary Ann Liebert Publishers, em parceria com a empresa de telemedicina AmWell realizou, no dia 29/6, um webinar com o tema “Telemedicina 3.0: Você está fazendo um exame físico”. O debate online reuniu participantes com diferentes papéis e perspectivas em telemedicina, incluindo indústria, academia, militares e governo, entre outros e discutiu os importantes problemas enfrentados pelos pioneiros em telemedicina neste momento crítico.

Assista à gravação
 
Cetic.br divulga dados da TIC Saúde 2019 no dia 21/7
                    
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) divulgará na terça-feira, 21/7, às 10h, os dados da pesquisa TIC Saúde 2019, pelo canal do NIC.br no Youtube.
Em sua 7ª edição, a pesquisa TIC Saúde destaca a adoção e uso das TIC pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a gestão e governança de TI nos estabelecimentos de saúde, uso de ferramentas de segurança, disponibilidade de serviços on-line e de telessaúde, bem como a apropriação dessas tecnologias por médicos e enfermeiros, além de outros indicadores.

Nessa data, também serão disponibilizadas as tabelas completas de indicadores da pesquisa no site do Cetic.br.

Acompanhe a transmissão
 
Pesquisa analisa comportamento sexual durante o isolamento social
Participe da pesquisa elaborada pelo Laboratório Delete/Ipub/UFRJ e descubra se o seu comportamento sexual durante o isolamento social está em nível LEVE, MODERADO ou EXCESSIVO. São apenas 10 perguntas de múltipla escolha e vai tomar cerca de cinco minutos do seu tempo. Ao final, some seus pontos e veja o resultado.

Acesse a pesquisa

SIGs em destaque

SIG Hanseníase
O grupo visa promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 21/7, das 11h às 12h, com apresentação de representantes de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos estados de Rondônia, Bahia e Acre, sobre o tema “Manejo de Casos de hanseníase na APS”.

SIG Deglutição e Disfagia
O grupo visa integrar profissionais da fonoaudiologia e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico-científico na área da deglutição e no manejo das disfagias, estimulando a consolidação das práticas de ensino e pesquisa e as interfaces entre ciência e a atuação profissional. O próximo encontro, via Conferência Web, será realizado na terça-feira, 21/7, entre 14h e 15h, com apresentação da Dra. Mariana Saconato (Hospital Emílio Ribas), sobre o tema “Infectologia: especificidades da atuação em disfagia”.

SIG TelePsiquiatria
O grupo visa promover a interação entre centros, a educação continuada e a pesquisa colaborativa em psiquiatria. A próxima reunião, via videoconferência, será realizada na sexta-feira, 24/7, das 10h às 12h, com apresentação de Mauro Porcu (Maringá).
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.