ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 21 de agosto de 2020


 

 

SIG COVID19 BR debate reabertura das creches e escolas durante a pandemia

               
                 
                 
Na segunda-feira, 17/8, o SIG COVID19 BR, em parceria com a Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), reuniu especialistas para debater um assunto que tem sido amplamente discutido pela sociedade brasileira: o retorno das creches e escolas durante a pandemia do novo coronavírus.

Participarem do encontro virtual a Dra. Claudia Nunes Duarte dos Santos, bióloga especialista em virologia molecular da Fiocruz-PR, a Dra. Rose Copelman, médica e professora de saúde ocupacional na Unirio e o Dr. Roberto Santoro, psiquiatra infantil do Hospital Municipal Jesus, do Rio de Janeiro e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A moderação foi realizada pela médica pediatra, professora da Uerj e uma das coordenadoras do SIG COVID19 BR, Dra. Evelyn Eisenstein.

Leia a cobertura completa

Sessão 50: Telessaúde na Argentina e no Brasil
No dia 31/8, o SIG COVID19 BR, em parceria com a Associação Brasileira de Telessaúde e Telemedicina (ABTms), realizará a sessão especial de número 50, que contará com um debate sobre a Telessaúde na Argentina e no Brasil, com a participação de representantes de ambos os Ministérios da Saúde.

As apresentações serão feitas pela Dra. Maria Celeste Savignan, coordinadora Nacional de Telesalud, Ministério de Salud de Argentina e pela Dra. Adriana da Silva e Sousa, diretora do Departamento de Saúde Digital, Ministério da Saúde do Brasil. A moderação ficará a cargo do Dr. Carlés Fabregas (Espanha) e do Dr. Luiz Ary Messina (RUTE/RNP, ABTms).

Saiba mais sobre o SIG COVID19 BR
 
Chamada pública: ajude a RNP a construir a programação do Fórum RNP 2020 
            
Com os desafios de 2020, o Fórum RNP deste ano será digital, entre os dias 19 e 21/10. O evento promove um amplo debate sobre transformação digital e o uso e a gestão das TIC para finalidade de ensino, pesquisa e inovação. Para nortear as conversas, o tema escolhido foi “Encontro com o Futuro”. 

E sua participação será fundamental para fazermos um encontro ainda melhor. Com o sucesso do ano passado, contaremos novamente com o apoio dos colaboradores e dos integrantes do Sistema RNP para nos ajudar a construir a programação do evento.

Por isso, estamos lançando uma chamada pública para submissão de propostas. Os interessados devem enviar suas sugestões entre os dias 20 e 28/8. O formato deve obedecer aos parâmetros estabelecidos no documento da chamada.

Acesse a chamada pública

Tem dúvidas de como participar? 
Na próxima segunda-feira, 24/8, será realizado um webinar para tirar dúvidas sobre a chamada. 
É amanhã! Health Tech Conference debate novas tecnologias e transformações na saúde
          

Com o apoio da RUTE, será realizado, amanhã, a partir das 9h, o Health Tech Conference (HTC), evento online sem fins lucrativos com o objetivo de estimular o contato de profissionais e de estudantes da área saúde e de áreas da tecnologia. O HTC contará com 37 palestrantes que atuam no Brasil e no exterior e serão abordados temas como inteligência artificial, telemedicina, realidade virtual e hospitais do futuro. 

“A transformação digital pode trazer vários benefícios aos pacientes, humanizar o cuidado, reduzir a sobrecarga do sistema de saúde e tornar o tratamento mais eficiente. O objetivo do evento é ajudar pessoas a compreenderem essas mudanças, inspirá-las por meio de grandes especialistas que são pioneiros dessa transformação digital e estimular a construir o futuro da saúde”, explica David Cirigussi, quartanista do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e idealizador do evento.

Durante o HTC haverá cursos de Desing Thinking, que estimula a colocar o paciente no centro da estratégia, e de Modelagem de Negócios, que ensina a colocar a ideia no papel para começar a inovar na saúde. Os cursos serão gratuitos e terão um limite de vagas. Além disso, acontecerá uma feira de Startups onde será possível ter ideia de como as empresas estão agindo na prática.

Saiba mais sobre o evento

Inscreva-se
 

SIGs em destaque

SIG Colaborativo em Educação Médica
 grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na segunda-feira, 24/8, das 11h às 12h, com apresentação de Daniela Chiesa (UEL) e Suely Grosseman (Abem), sobre o tema "Publicações em educação médica: A experiência da RBEM".

SIG Educação em Saúde Digital
O grupo destina-se a disseminar conhecimentos sobre temas relacionados à Informática em Saúde, Informática Médica e Informática Clínica, o que inclui a Telemedicina e Telessaúde e outras áreas de conhecimento relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) em Saúde, designados sob a epígrafe daquela primeira denominação, considerada como ciência com indiscutível relevância para melhorar a qualidade da assistência em saúde. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, 27/8, entre 9h e 10h30, sobre o tema "Educação a distância online e educação médica".

SIG Saúde de Crianças e Adolescentes
O grupo tem o objetivo de integrar profissionais de diversas Instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, 27/8, das 11h às 12h, com apresentação do Grupo de Estudos GESA e de Almir Castro Neves Filho (UFC), sobre o tema "Problemas mentais dos adolescentes em fase iniciao (10-14 anos).
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.