ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 25 de setembro de 2020


 

Faltam menos de 30 dias para o Fórum RNP!

                         
Com os desafios de 2020, o evento este ano será digital e irá promover um amplo debate sobre transformação digital e o uso e a gestão das TIC para finalidade de ensino, pesquisa e inovação. Para nortear as conversas, o tema escolhido foi “Encontro com o Futuro”. 

Sua participação será fundamental para fazermos um encontro ainda melhor!


 

Faça sua inscrição!
 


 RUTE participa do Fórum da Internet no Brasil
             
              
              

                   

A RUTE marcou presença no Fórum da Internet no Brasil (FIB10), promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que está sendo realizado virtualmente entre 21 e 25/9. O especialista da Comunidade Saúde da RNP/RUTE, Paulo Lopes, participou da sessão principai 1 do dia 22/9 que abordou o tema "Internet, pandemia e sustentabilidade,", e contou com as participações de Laura Tresca (Artigo 19) como moderadora, Carlos Afonso (Instituto NUPEF),  Andriei Gutierrez (IBM), Tatiana Schor (SECTI-AM) e Artur Coimbra (Ministério das Comunicações). 

O painel trouxe os temas de internet e sustentabilidade, na linha da nova trilha temática inaugurada pelo Fórum de Governança da Internet (IGF) em 2020. Ela se baseia na busca por compreender os impactos da internet e TICs no meio ambiente e nas mudanças climáticas, além de compreender como essas tecnologias podem ser também agentes de transformação e proteção, da melhora da vida e preservação nas cidades, da redução do impacto de carbono, etc. Nesse sentido, a sessão também discutiu as consequências sociais da pandemia da Covid-19 e como a internet e suas tecnologias têm operado na perspectiva de mitigar efeitos negativos, além de exercerem papel fundamental na criação e implementação de soluções a partir de lições aprendidas durante o período de restrições.

Conselheiro suplente do CGI.br, com experiência na RUTE/RNP e membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), Paulo Lopes foi convidado para levar o tema da Saúde Digital para este espaço de discussão do evento. Ele abordou alguns exemplos de ações de combate ao novo coronavírus, em especial a importância da telemedicina, como estão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os desafios da internet para a Universalização da Saúde. 

Paulo falou sobre o período anterior à pandemia, citando as experiências do Telessaúde Brasil Redes (MS) e da RUTE e discorreu sobre a importância do papel da academia no cenário prospecção e formação para dar respostas à sociedade, com o objetivo de fortalecer a construção de uma Estratégia de Saúde Digital para o Brasil baseada em quatro pilares:  Governança, Serviços/Sistemas, Padrões e Interoperabilidade, Infraestrutura e Recursos Humanos em Saúde Digital. E citou o papel da sociedade civil organizada como SBIS, ABTms, SBEB, ABCIS e ABRASCO como participantes da Comunidade Científico e Tecnológico nesta discussão e no CGI.br.

O representante da RUTE destacou as inúmeras atividades que foram desenvolvidas emergencialmente no início da pandemia no ensino, pesquisa e assistência, incluindo a prontidão dos Grupos de Interesse Especiais (SIGs) da RUTE na cooperação nacional e internacional e na troca remota de conhecimento em saúde, além da expansão do atendimento remoto e o marco legal da Telemedicina no período de isolamento. Mas apontou a importância de práticas com responsabilidade e ética.

Em relação ao futuro, trouxe questões e desafios relacionados à internet para ampliação e sustentabilidade da universalização, equidade, integralidade da Saúde, apontando a Saúde Digital, em especial a telemedicina, como um instrumento para ODS 3  (Saúde e o estado permanente de emergência para doenças emergentes). E a necessidade de maior capilaridade da conectividade para a ampliação das ações de Saúde desde os postos até as escolas e domicílios.

Finalizou agradecendo a oportunidade de trazer a semente da Saúde Digital, para um solo fértil do CGI.br, para diminuir a divisa digital e social: “Que venha a primavera”.

Saiba mais sobre o evento
  
LGPD: o que muda com a lei e como a RNP irá apoiar na adequação de instituições de ensino e pesquisa do país
                       
                     

Após uma longa jornada desde que foi criada, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) chegou para valer!

Em vigor a partir de setembro de 2020, a lei que regulamenta o tratamento de dados pessoais impacta, de maneira não-opcional, empresas e governo, que precisam implementar uma série de medidas para se adequar à lei.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) adotou internamente e compartilha um método que pode guiar instituições parceiras a dar o pontapé inicial rumo à adequação.

Em nosso e-book exclusivo, você verá o que muda com a LGPD, as obrigações das instituições, quais sanções para quem não cumpri-las e alguns passos fundamentais para a adequação, segundo o Método RNP.

Baixar o e-book               

Saiba como a RNP pode ajudar você


Incor realiza webinar 'Cuidados Integrados: como estruturar serviços de saúde conectada' no dia 29/9

Na terça-feira, 29/9, às 18h30, a Telemedicina e Telessaúde do Incor HCFMUSP realiza um webinar com o tema "Cuidados Integrados: como estruturar serviços de saúde conectada".

Confira os participantes:

       


Acesse por aqui
 
Artigo: Uso da telemedicina para alcançar adolescentes durante a pandemia da Covid-19

A coordenadora do SIG COVID19 BR e professora da Uerj, Dra. Evelyn Eisenstein, juntamente com a Dra. Yolanda N. Evans, Dra. Sarah Golub, Dra. Gina M. Sequeira e Dr. Steve North publicou um artigo no site do Jornal da Saúde de Adolescentes (em inglês, Journal of  Adolescent Health - JAHOnline), intitulado "Uso da telemedicina para alcançar adolescentes durante a pandemia da Covid-19".

Nele, os autores destacam que o uso de tecnologia para praticar a medicina tornou-se um pilar crítico da saúde do adolescente para realizar o distanciamento físico recomendado, diminuir o risco de exposição ao vírus por pacientes e provedores e continuar a fornecer cuidados que salvam vidas em todo o mundo.

Leia o artigo na íntegra
 
Nuteds-UFC realiza 1ª Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital nos dias 29 e 30/10
              

Entre os dias 29 e 30/10, acontecerá a 1ª Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital – JAESD, uma iniciativa da Liga de Saúde Digital, projeto de extensão do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/FAMED/UFC) , membro da Rede RUTE.

A jornada tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica dos amplos ramos de atuação da Saúde Digital, visando despertar discussões e aprendizados que auxiliem profissionais e estudantes a entenderem os novos caminhos da educação em saúde. É o primeiro evento na área nesta instituição.

Sobre as inscrições e envio de resumos
As inscrições estão abertas e são gratuitas e todos os interessados podem participar. O evento receberá submissões de trabalhos (resumos) até o dia 30 de setembro. A participação garante certificado de 30h. Os trabalhos com melhor avaliação serão publicados na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (Resdite), periódico científico editado pelo NUTEDS desde 2016.

CLIQUE AQUI para ver a orientações de submissão e inscrição.

Sobre a programação
Além de apresentações de trabalhos, a jornada contará com palestras transmitidas nacionalmente. Os temas variam entre saúde digital, inteligência artificial, Lei geral de Proteção de Dados, Empreendedorismo e Inovação em Saúde e discussões sobre ensino e tecnologias na área. 

Confira a programação
 
Childhood Brasil, Unesco e UIT realizam webinar sobre segurança online de crianças e adolescentes no dia 30/9
              
       

A Childhood Brasil, em parceria com a Unesco no Brasil e a União Internacional de Telecomunicação (UIT), realiza na quarta-feira, 30/9 às 15h, o webinar “Segurança Online de Crianças e Adolescentes: perigos e oportunidades”.O encontro virtual contará com abertura realizada pela S.M. Rainha Silvia da Suécia, fundadora da World Childhood Foundation, e moderação de Sandra Annenberg, jornalista e apresentadora do Globo Repórter. 

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Ele será transmitido na página da Childhood Brasil no Facebook e no YouTube.

SIGs em destaque

SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na segunda-feira, 28/9, das 11h às 12h, com apresentação de Denise Herdy, Ana Chazan, Luciana Motta, Andrea Soares (Uerj/Abem - GT Populações Invisibilizadas, sobre o tema "Desafio de adequação dos currículos às necessidades de saúde: como inserir temas relevantes e esquecidos". 

SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade
O grupo tem o objetivo de desenvolver um processo permanente de teleducação, integrando os profissionais de saúde por meio de temáticas relevantes à terapia intensiva e alta complexidade nos diversos níveis de atenção em saúde. A próxima reunião, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 30/9, entre 12h e 13h30, com apresentação de profissionais do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), sobre o tema "Sedação, analgesia e avaliação neurológica". 

SIG Queimaduras
O grupo é coordenado pelo Centro de Tratamento de Queimaduras - Irmandade de Misericórdia de Campinas e se propõe ao desenvolvimento do conhecimento, da atualização, da discussão de casos, da construção de ideias e promoção do intercâmbio entre centros dentro e fora do país. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quinta-feira, das 10h às 11h.
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.