ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 3 de julho de 2020


 

 

Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020 será totalmente online

                   
Devido às circunstâncias ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, a segunda edição do  Global Summit Telemedicine & Digital Health, maior evento de telemedicina e saúde digital da América Latina, será 100% online, entre os dias 13 e 16/10.

O evento internacional abordará os mais relevantes e atuais temas do mercado como: Telehealth, Digital Health, Wearables, Artificial Inteligence, Internet of Medical Things, Patient Experience & Health, Mobile Health, Analytics & Big Data, Internet of Me, Health Promotion and Prevention e Machine Learning. Tudo isso ministrado por key speakers nacionais e internacionais que compartilharão suas experiências em países com mercados mais maduros e desenvolvidos.

Warm-up reúne participantes internacionais
No dia 16/7, o Warm Up do Global Summit Telemedicine &  Digital Health será realizado em conjunto com a Society for Telemedicine and eHealth (ISfTeH) e irá conectar você a diversos outros participantes de vários países, em um evento global inédito. Ao se inscrever gratuitamente, você participará de uma conferência com especialistas internacionais renomados da ISfTeH para debater junto com eles a importância da Telemedicina e da Saúde Digital em tempos de pandemia.

Conheça os palestrantes:

                              
                 


Inscreva-se no Warm-up
 
Confira a nova programação

Saiba mais sobre o evento

Inscreva-se
 
Artigo: Telemedicina: uma ponte sobre as lacunas de conhecimento em saúde
A coordenadora do SIG Saúde de Crianças e Adolescentes e do SIG COVID19 BR,  Dra. Evelyn Eisenstein, publicou o artigo “Telemedicina: uma ponte sobre as lacunas de conhecimento em saúde”, no qual fala sobre as atividades de ambos os grupos e da atuação da RUTE.

Leia por aqui

 
AITT realiza webinar com especialistas de cinco nacionalidades diferentes no dia 8/7
           
A Associação Iberoamericana de Telessaúde e Telemedicina (AITT) realiza na quarta-feira, às 17h (horário de Brasília), o webinar “Conversatório Latino-Americano de Telessaúde e Telemedicina”, com a participação de de especialistas de cinco nacionalidades diferentes, entre eles, o coordenador Nacional da RUTE, Luiz Ary Messina.

Inscreva-se por aqui
 
RET- CPLP realiza primeira reunião virtual
           
A Rede de Escolas Técnicas em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP) realizou, no dia 1º/7, sua primeira reunião virtual. O tema do encontro foi “O trabalho e a formação dos técnicos de saúde em tempos de pandemia de COVID-19” e foi promovida a discussão sobre as possibilidades de utilização das TICs para concretizar ações no âmbito da Rede.
 
NIC.br lança publicações TIC Empresas, TIC Governo Eletrônico e TIC Centros Públicos de Acesso 2019 no dia 7/7
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realiza, no dia 7/7, às 16h, o lançamento online das publicações TIC Empresas, TIC Governo Eletrônico e TIC Centros Públicos de Acesso 2019, essa última com a divulgação de dados inéditos!

Para marcar o lançamento das publicações, o CGI.br e NIC.br, por meio do Cetic.br, promoverão um debate sobre “Transformação Digital no Brasil”.

O evento analisará os desafios e oportunidades para alavancar a transformação digital nas empresas e governos considerando o atual contexto da pandemia COVID-19. Os resultados das pesquisas serão utilizados como insumo para auxiliar na compreensão do cenário brasileiro de adoção das TIC.

Entre os painelistas confirmados estão Daniel Cavalcanti (MCTIC), Luis Felipe Salin Monteiro (ME), Fernanda De Negri (IPEA), Profª Delfina Soares (UNU E-GOV) e Henrique Faulhaber (CGI.br), com a moderação do Embaixador Achilles Zaluar (MRE).

Mais informações      Assista ao debate
 
Fiocruz realiza pesquisa para identificar percepção quanto ao uso da telemedicina
A Fiocruz está realizado uma pesquisa para identificar a percepção dos profissionais, pacientes e usuários de serviços de saúde quanto ao uso da telemedicina.
Através da Portaria nº 467 de 20 de março de 2020, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação do uso temporário da telemedicina, estendendo-a a 14 categorias profissionais (Serviço social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, e Técnicos em Radiologia).

Participe e ajude na divulgação

SIGs em destaque

SIG Obstetrícia Patológica
O grupo tem como objetivo discutir, em âmbito nacional e internacional, as principais patologias obstétricas responsáveis por alta morbidade e mortalidade materna e perinatal. O próximo encontro, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 7/7, das 8h15 às 9h45, com apresentação do Prof. Dr. Dênis José do Nascimento (UFPR), sobre o tema “Erros e acertos em Trombofilia na gestação: Como interpretá-los à luz das diretrizes”.

SIG Hanseníase
O grupo visa promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada na terça-feira, 7/7, das 11h às 12h, com apresentação de profissionais da CGDE/DCCI/MS/UFRGS, sobre o tema “Talidomida no SUS: Vigilância e orientação para uso controlado”.

SIG TeleEnfermagem
O grupo tem a finalidade de romover e desenvolver, a distância, atualizações dos enfermeiros, professores e alunos de Enfermagem do Brasil para a assistência de enfermagem baseada na evidência, a utilização das tecnologias emergentes e os ambientes, além do estudo e da aplicação das estratégias de gerenciamento em enfermagem nos contextos de saúde. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, entre 14h e 16h, com apresentação da Profa. Elisiane Lorenzini, sobre o tema “Métodos Mistos: conceitos, aplicações e contribuições para a enfermagem nacional e internacional”.
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.