ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 3 de junho de 2022


 

RUTE participa de evento de regulamentação da telessaúde no país

Na quinta-feira, 2/6, o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, participou de uma das mesas da programação do lançamento da iniciativa Telessaúde Brasil, que regulamenta a prática no país. No evento realizado pelo Ministério da Saúde (MS), estiveram presentes o líder da pasta, Marcelo Queiroga, e o ministro das Comunicações substituto, Maximiliano Martinhão.

"A utilização de tecnologias da informação fará a verdadeira revolução no sistema de saúde. Estamos entrando com pé firme na nova era da tecnologia […] Isso representa mais acesso, mais eficiência, mais efetividade. É o SUS na palma da mão dos nossos mais de 210 milhões de brasileiros”, afirmou Queiroga, que, na ocasião, assinou a Portaria GM/MS Nº 1.348, regulamentando a telessaúde no Brasil.

Uma outra portaria assinada durante a cerimônia assegura o investimento de R$ 14,8 milhões para estruturação e informatização de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 323 munícipios de todo o país.

Com esse investimento, as unidades poderão ampliar os atendimentos a distância e implementar as ferramentas necessárias para isso, como prontuário eletrônico, conexão à internet, sistemas de informação e outros recursos. Assim, as UBS poderão fornecer, por exemplo, telediagnóstico, teleconsultoria e teleconsulta com especialistas.

*Com informações da ASCOM/MS

Saiba mais
 

SIG Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos realiza sessão internacional no dia 8/6

O SIG Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos realizará uma sessão internacional no dia 8/6, quarta-feira, das 14h às 16h, sobre o tema "Investigación, políticas públicas y acceso equitativo al trasplante".

O encontro contará com dois palestrantes da área de Serviços de Sangue e Transplante da Unidade de Medicamentos e Tecnologias Sanitárias, Sistemas e Serviços de Saúde (MT/HSS), da Organização Panamericana da Saúde (OPS): o assessor regional, Mauricio Beltrán Durán, e a consultora, Ana Menjivar Hernández.

Acompanhe a sessão
 

SIGs em destaque:

SIG Obstetrícia Patológica
O grupo tem como objetivo discutir, em âmbito nacional e internacional, as principais patologias obstétricas responsáveis por alta morbidade e mortalidade materna e perinatal. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na terça-feira, 7/6, das 8h15 às 9h45, com apresentação do Prof. Dr. Jorge Kuhn/ Prof. Julio Elito Jr. (UNIFESP), sobre o tema "Cardiotocografia".

SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde
O grupo visa consolidar uma rede nacional de pesquisa na área de telessaúde e dar apoio à implantação de novos núcleos de telessaúde no Brasil, por meio da troca de experiências em nível nacional e internacional. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 8/6, das 11h às 12h, com apresentação de Heimar Marin (OMS/EURO), sobre o tema "Formação de recursos humanos em Informática em Saúde".

SIG Reumatologia Pediátrica
O grupo tem o objetivo de aprimorar a troca de informações entre serviços de referência na área, bem como auxílio mútuo na tomada de conduta em casos complexos. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quinta-feira, 9/6, entre 9h e 10h30, com apresentação do Prof. Claudio A. Len (UNIFESP).

 Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.