ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 3 de setembro de 2021


 

Desafios e horizontes da telemedicina

O portal de conteúdo de gestão na área da saúde Universo DOC conversou com o coodenador Nacional da RUTE e presidente da ABTms, Luiz Ary Messina, e com o médico e professor Chao Lung Wen para colher as impressões e previsões que ambos têm com relação ao futuro da telemedicina.

Leia o conteúdo completo

 

Submeta seu trabalho no maior congresso de saúde digital da América Latina

Este ano, o Fórum RNP 2021 se uniu aos Congressos Anuais da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), para formar o maior fórum de saúde digital da América Latina. O evento acontecerá entre os dias 22 e 26/11, e terá como fio condutor "Desenvolvimento Humano e Saúde Digital em Foco".  

O evento convida autores a submeterem trabalhos científicos, relatos de experiências e demonstrações sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras nas áreas de Telemedicina, Telessaúde, Computação ou de Sistemas de Informação aplicadas à Saúde. Os trabalhos serão recebidos até o dia 26/9.

Saiba mais sobre o evento

Acesse o edital de submissão

Programa Prioritário de Informática (PPI) Saúde Digital é qualificado pelo CATI

O MCTI publicou hoje, 3/9, a resolução do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) que considera de interesse nacional o Programa Prioritário de Informática (PPI) Saúde Digital e credencia a RNP como coordenadora do mesmo. Trata-se de um mecanismo que permite a captação de recursos de empresas que reservam parte de seu lucro para o desenvolvimento de PD&I para investimento na área de Saúde Digital. A RNP contou com o apoio da Ebserh para ter o programa o programa reconhecido.

Leia a resolução na íntegra

RUTE América Latina tem painel especial na Conferência Tical 2021

A RUTE América Latina teve um momento de destaque dentro da programação da Conferência Tical 2021, que foi realizada virtualmente, entre os dias 30/8 e 2/9. O painel aconteceu na tarde do dia 1º/9 e contou com a abertura e moderação do coordenador nacional da RUTE e presidente da ABTms, Luiz Ary Messina e com a apresentação do especialista da Comunidade de Saúde da RNP, Paulo Lopes.

Também fizeram apresentações no encontro: RedClara, RUTE-Chile (REUNA), RUTE-Colombia (RENATA), RUTE-Equador (CEDIA), RUTE- Brasil, CUDI, Argentina e Guatemala.

Saiba mais sobre a Tical 2021

CT-Saúde Digital convida interessados em fazer parte de seus três esquadrões

O Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital - CT-Saúde Digital ou CT-SD, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), é um fórum para estudar o futuro das aplicações, produtos e serviços e as aspirações em saúde digital, para as mais variadas áreas de assistência, pesquisa, ensino e gestão. O CT-Saúde Digital realiza a prospecção tecnológica na saúde digital, contribuindo para a construção de visões técnicas que orientem novos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Sistema RNP e fora dele.

  • Esquadrão 1: Aceleração da capacidade de Recursos Humanos na Prática
    Digital;
  • Esquadrão 2: Prospecção dos componentes para a Ciberinfraestrutura da RNP
    necessários para o Ensino e Pesquisa em Saúde Digital;
  • Esquadrão 3: Definição do corpo de conhecimento em Saúde Digital.

Tem interesse em participar das reuniões de discussão sobre as atividades e de elaboração do relatório Visão de Futuro de algum(ns) esquadrão(ões)?

Veja mais informações e orientações

SIG Re(h)abilitar
O grupo tem por objetivo integrar, a nível local e regional, pesquisadores e profissionais da saúde em ações de educação e trabalho interprofissional, educação permanente e pesquisa científica nas áreas de habilitação e reabilitação auditiva, motora e intelectual. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na segunda-feira, 6/9, das 11h às 12h30, com apresentação de Fernanda Dreux (USP), sobre o tema "Intervenção fonoaudiológica no TEA e família".

SIG Citotecnologia - CPLP
A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quarta-feira, 8/9, das 9h às 11h, com apresentação de Simone Maia Evaristo (Inca) e Ruben Roque ( ESTeS L).

SIG Reumatologia Pediátrica
O grupo tem o objetivo de aprimorar a troca de informações entre serviços de referência na área, bem como auxílio mútuo na tomada de conduta em casos complexos. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quinta-feira, 9/9, entre 9h e 10h30, com apresentação do Prof. Claudio A. Len (Unifesp).

Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.