ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 4 de dezembro de 2020


 

SAVE THE DATE
No dia 14/12, às 12h (horário de Brasília), será realizada a reunião geral de final de ano da RUTE. Os membros receberão o convite na próxima semana.

O encontro será realizado na sala: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/coord-rute

WRNP 2020: respirando inovação           

       

A INOVAÇÃO será pulsante durante o WRNP, nos dias 7 e 8/12. Permeando toda a programação, ela estará presente em palestras e painéis com agentes do ecossistema e também no espaço InovaRNP, que contará com pôsteres e vídeos com demonstrações dos resultados de projetos de P&D e startups relacionados a 16 temas de interesse.


Veja quais são eles:

  • Gestão de Identidade
  • Cibersegurança
  • Educação
  • Telessaúde
  • Campus Inteligente
  • Iniciativas
  • Redes Avançadas
  • Ciberinfraestrutura
  • Videocolaboração
  • Gestão e Monitoramento de Redes
  • Indústria 4.0
  • Agro
  • Apoio à e-Ciência
  • Plataformas para Experimentação
  • Escritório Inteligente
  • Comitês Técnicos
Confira a lista completa dos projetos

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
 
73ª Assembleia Mundial de Saúde decide por endossar estratégia global de saúde digital
                   
                    

 
Realizada em novembro, a 73ª Assembleia Mundial de Saúda, da OMS, reuniu todos os estados-membros e fomentou um amplo debate sobre diversos temas que envolvem a saúde. A reunião decidiu por endossar a estratégia global de saúde digital e solicitar ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, um relatório sobre o progresso na implementação do estratégia para a 76ª Assembleia Mundial da Saúde em 2023.

Durante o encontro também foi elaborado o documento "Implicações financeiras e administrativas para o Secretario de decisões propostas para adoção pela Assembleia de Saúde", relativo à saúde digital. Ele propõe para 2021:
  • Base de evidências reforçada, priorização e aceitação das normas e padrões gerados pela OMS e capacidade de pesquisa aprimorada e a habilidade de expandir de forma eficaz e sustentável as inovações, incluindo tecnologia digital, nos países
  • Plataformas e serviços digitais eficazes, inovadores e seguros alinhados às necessidades dos usuários, funções corporativas, programas técnicos e operações de emergências de saúde.
Acesse os documentos:

Relatório consolidado do diretor-geral da OMS

Projeto de estratégia global sobre saúde digital
 
SIG Teleodontologia e ABTms realizam webinar internacional
         
           

A Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaude (ABTms), em parceria com o SIG Teleodontologia, realizou um webinar internacional de valorização e aproximação da Teleodontologia com a ABTms, no dia 27/11. 

A conferência magna do encontro foi realizada pelo Prof. Sergio Uribe, coordenador da e-Oral Health Network da Internacional Association of Dental Research (IADR), e a reunião também contou com a apresentação do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Valle, que falou sobre as Resoluções CFO 226, 228 e sobre a nova norma de certificação digital que permite aos dentistas emitir atestados e a prescrição de medicamentos via eletrônica.

O evento foi coordenado pelo Dr. Luis Ary Messina, Presidente da ABTms e coordenador nacional da RUTE e pela Profa. Dra. Ana Estela Haddad, coordenadora do SIG Teleodontologia, e contou com a presença das seguintes autoridades:
  • Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP - Profa. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado
  • Diretor da FOUSP - Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha
  • Conselheiro Tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) - Dr. Marco Manfredini
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) - Paulo Francisco Cesar
  • Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASBUCO) - Dra. Doralice Severo
  • Presidente da International Association of Pediatric Dentistry (IAPD) - Prof. Dr. Marcelo Bonecker

Assista à gravação
 

Inscreva-se no CBIS 2020: membro RUTE tem desconto de 15%

          

Visando oferecer à comunidade da Saúde Digital um evento com a histórica qualidade da SBIS e, ao mesmo tempo, atentos à preservação da saúde dos participantes neste momento de pandemia, o XVII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS 2020 será realizado de 7 a 11/12 no formato virtual.

O maior Congresso de Saúde Digital da América Latina contará com mais de 70 palestrantes nacionais e internacionais confirmados para desenvolver conhecimento, debater e promover a Saúde Digital no Brasil e no mundo.

A RUTE apoia o CBIS 2020 e oferece a você um desconto especial de 15% no valor da inscrição! Utilize o cupom abaixo e garanta já a sua vaga!
Basta inserir o cupom: DESCONTO-RUTE

Inscreva-se por aqui!
 

CFF realiza evento virtual Farmácia na Era da Disrupção

Impactos das mudanças tecnológicas na área da Farmácia e oportunidades nesse processo de transformação são alguns dos assuntos que foram tratados no evento virtual Farmácia na Era da Disrupção, realizado entre quarta-feira (2/12) e hoje. O público do evento foi formado por farmacêuticos, estudantes, empreendedores da área farmacêutica e de saúde digital, investidores, empresas de tecnologia e setores governamentais. Totalmente online e gratuito, a capacitação foi ministrada na plataforma EduFarma, um ambiente de aprendizagem virtual do Conselho Federal de Farmácia.

A abertura contou com as boas vindas do presidente do CFF, Walter Jorge João. “É uma satisfação recebê-los em nossa plataforma virtual para esses três dias de debate, neste momento em que a tecnologia transforma radicalmente o mundo em todos os setores. Essas mudanças impactam profundamente as formas e processo de trabalho e os paradigmas na concepção de produtos e serviços, em termos sociais, econômicos, ambientais e regulatórios”, discursou.

Leia mais
 

Painel Atenção Primária à Saúde faz debate sobre “O SUS, os novos gestores e a saúde nos municípios”

O Painel Atenção Primária à Saúde se reúne virtualmente na terça-feira, 8/12, das 19h30, para debater o tema “O SUS, os novos gestores e a saúde nos municípios”. O encontro contará com participação do coordenador nacional da RUTE, Dr. Luiz Ary Messina, do dentista e sanitarista Anselmo Dantas, do ex-secretário de Saúde do ES Anselmo Tozi, da consultora em Gestão da Saúde Maria EMI Shimazaki e do médico da família Marcllo Dalla. A moderação ficará a cargo do PHD business Claudio Tosta.

A sessão será realizada no Zoom, no seguinte ID: 886 4035 1477.

SIGs em destaque

SIG Universitári@s da Saúde
O grupo tem o objetivo de familiarizar as novas gerações de profissionais, que estão em formação, com o tema saúde digital, com foco em telemedicina e telessaúde.  A sessão mensal, via Conferência Web, será realizada na segunda-feira, 7/12, das 20h às 21h, com apresentação de Renato Sabbatini (Unicamp), sobre o tema “O futuro da educação médica”.

SIG Fonoaudiologia
O grupo integra profissionais de diversas áreas da fonoaudiologia ligados às instituições de ensino e sociedades científicas para difundir e atualizar o conhecimento técnico-científico nos seus diversos campos desta atuação. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 9/12, entre 16h 17h e será realizado o planejamento e organizada a agenda para 2021.

SIG Medicina do Sono
O grupo visa o intercâmbio de conhecimento e fortalecimento da Medicina do Sono no Brasil, por meio de discussão de casos clínicos e revisão bibliográfica de temas relevantes. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na sexta-feira, 11/12, das 8h30 às 11h, com apresentação do Dr. Saul Salvador (UFBA), sobre om tema “Transtornos do Ritmo Circadiano III”.

Confira a agenda completa

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.