ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 4 de setembro de 2020


 

 

Sessão durante a TICAL2020 marca a criação da RUTE América Latina

                           
Uma sessão no início da tarde de hoje, 1º/9, durante a programação da TICAL2020, marcou a concretização de uma ideia que há anos é debatida entre representantes das redes acadêmicas da América a Latina: a expansão da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) para o  continente latinoamericano. A RNP, a Red Nacional Académica de Tecnología Avanzada (Renata- Colômbia), a Red Nacional de Investigación y Educación Ecuatoriana (Cedia-Equador), a Corporación Universitaria para el Desarrollo de Internet (Cudi-México) e a Red Universitaria Nacional (Reuna-Chile) assinaram um acordo proposto pela RNP e elaborado pela RedCLARA para a criação da Rede Universitária de Telemedicina da América Latina (RUTE-AL).
 
O objetivo da iniciativa é ampliar e fortalecer a cooperação científica e educacional em saúde na América Latina por meio da implementação de atividades colaborativas que apoiem o desenvolvimento de uma rede regional de telessaúde a partir da experiência da RUTE no Brasil.

Leia a cobertura completa
 
Sessão 50 do SIG COVID19 BR promove troca de experiências em telemedicina entre Brasil e Argentina
             
            
            
No dia 31/8, o SIG COVID19 BR, criado de maneira emergencial pela RUTE para aprofundar o debate sobre a pandemia no fim de março, chegou à marca especial de 50 sessões, com mais uma troca de experiências internacional, em parceria com a Associação Brasileira de Telessaúde e Telemedicina (ABTms) A coordenadora Nacional de Telessaúde do Ministério da Saúde da Argentina, Dra. Maria Celeste Savignano e a diretora do Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde do Brasil, Dra. Adriana da Silva e Sousa apresentaram ações que os países têm feito para o desenvolvimento da telemedicina, que se tornou essencial durante o enfrentamento da Covid-19.

A moderação do encontro virtual foi realizada pelo coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina e pelo presidente da Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telessaúde, o espanhol Dr. Carlés Fabregas.
A Dra. Maria Celeste Savignano iniciou o encontro apresentando os dados de saúde da Argentina e o plano federal de Telessaúde, que passa pela articulação das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS), o incentivo à formação específica do recurso humano competente na área, o estabelecimento de um plano de monitoramento e evolução contínua, entre outras diretrizes.  Ela expôs, também, a curva de crescimento das teleconsultas durante a pandemia.

Leia a cobertura completa

SIGs em destaque

SIG Doenças Neuromusculares
O grupo é formado por instituições cujos profissionais prestam atendimento a pacientes e/ou desenvolvem pesquisa clínica em doenças neuromusculares. Nos encontros, são discutidos casos clínicos de grande relevância clínica e acadêmica, protocolos de abordagem clínica, protocolos de pesquisa e atualização na área de estudo. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 8/9, entre 17h e 18h, com apresentação de Christian Couto (SARAH- Rio), sobre o tema “Abordagem multidisciplinar na esclerose lateral amiotrófica”.

SIG Reumatologia Pediátrica
O grupo tem o objetivo de aprimorar a troca de informações entre serviços de referência na área, bem como auxílio mútuo na tomada de conduta em casos complexos. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, de 9h às 10h, com apresentação do Prof. Claudio A. Len (Unifesp).

SIG Cuidados Farmacêuticos
O grupo busca promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos visando o aprimoramento e a qualificação dos serviços utilizando recursos de tecnologia da informação e educação a distância. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na sexta-feira, das 10h30 às 12h, com apresentação de Fabiana Rossi Varallo (USP), sobre o tema “O farmacêutico clínico em cuidados paliativos”.
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.