ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 5 de agosto de 2022


 

RUTE participa de reuniões com instituições de saúde em Pernambuco

No fim de julho, o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, acompanhado de representantes do Ponto de Presença da RNP em Pernambuco (PoP-PE), participou de três reuniões com instituições de saúde do estado.

No dia 25/7, ele esteve presente na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), única secretaria estadual que possui unidade RUTE e que coordena o SIG Economia da Saúde, para conversar com coordenadores de unidades da rede do estado e com os líderes da SES-PE.

No dia seguinte, Messina participou de um encontro no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), instituição que é membro ativo na RUTE desde 2012 e coordena, de forma compartilhada com a Unifesp e a UniRio, o SIG Saúde Indígena. Em 2022 o Imip passa a coordenar também o SIG Pesquisa Básica e Translacional em Saúde.

Já em 27/7, o coordenador compareceu à Fundação Altino Ventura (Fav), instituição de origem privada, sem fins lucrativos, tradicionalmente reconhecida como centro de excelência em assistência em saúde ocular, atende pacientes da população de baixa renda, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Pernambuco. Messina participou de uma reunião com o presidente da Fav, Dr. Marcelo Ventura e com a presidente do conselho, Dra. Liana Ventura.

 

RNP lança chamada pública para Programa de GTs de 2023

A RNP lançou, no dia 20/7, a sua chamada pública para o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Grupos de Trabalho de 2023, pela qual serão desenvolvidos novos produtos e serviços em cocriação com a comunidade acadêmica e o tópico de interesse Telessúde está contemplado no edital.

Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar suas propostas até o dia 25/9. Os resultados dessa chamada pública serão divulgados no dia 25/10, com o anúncio dos novos Grupos de Trabalho selecionados.

Saiba mais
 

MCTI e CNPq lançam duas chamadas públicas na área de Inteligência Artificial

A Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI e o CNPq lançaram duas chamadas públicas voltadas ao desenvolvimento da área de Inteligência Artificial, no valor de R$ 12 milhões cada uma.

As inscrições vão até o dia 16/9.

Uma das chamadas oferece bolsas de estudos para alunos que estejam cursando a graduação em Ciência da Computação ou áreas correlatas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (Matemática ou Engenharias), que estejam matriculados na turma do 7º, 8º ou 9º semestre, e cuja pesquisa tenha como foco o tema Inteligência artificial.

Chamada CNPq/MCTI/SEMPI Nº 56/2022 - Apoio para Estudando Elaborando TCC em Inteligência Artificial2:  Acesse por AQUI!

O segundo chamamento é voltado a participantes de Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu credenciados pela CAPES, por meio da concessão de bolsas de Mestrado (GM) e Doutorado (GD), visando à capacitação de pesquisadores em áreas como: Computação Quântica, Fotônica Integrada e Inteligência Artificial.

Chamada CNPq/SEMPI/MCTI Nº 57/2022 - MESTRADO OU DOUTORADO EM COMPUTAÇÃO QUÂNTICA, FOTÔNICA INTEGRADA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Acesse por AQUI!

 

SIGs em destaque:

SIG Doenças Neuromusculares
O grupo promove a discussão de casos clínicos de grande relevância clínica e acadêmica, protocolos de abordagem clínica, protocolos de pesquisa e atualização na área de estudo. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 9/8, das 17h às 18h, com apresentação de Marcondes França Jr. (Unicamp), sobre o tema "Caracterização Clínica e Genética da Miopatia de Nucci".

SIG Re(h)abilitar
O grupo tem por objetivo integrar, a nível local e regional, pesquisadores e profissionais da saúde em ações de educação e trabalho interprofissional, educação permanente e pesquisa científica nas áreas de habilitação e reabilitação auditiva, motora e intelectual. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quarta-feira, 10/8, das 11h às 12h30, com apresentação de Heloisa Britto e Marília Pinheiro, sobre o tema "Atuação multiprofissional no cuidado à saúde da pessoa com epilepsia fármaco resistente sob o olhar da CIF".

SIG Reumatologia Pediátrica
O grupo tem o objetivo de aprimorar a troca de informações entre serviços de referência na área, bem como auxílio mútuo na tomada de conduta em casos complexos. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quinta-feira, 11/8, entre 9h e 10h30, com apresentação da Profa. Christina F. Pelajo (HC-PR).

Confira a agenda completa

 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.