ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 6 de maio de 2022


 

16 mil médicos serão atendidos no projeto Web Supervisão do Ministério da Educação

O Ministério da Educação lançou, no último dia 2/5, o projeto Web Supervisão, visando a oferta de uma solução tecnológica que auxilie a supervisão virtual no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), antes realizada de forma presencial. A RNP, em cooperação com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, disponibilizou salas virtuais do seu serviço Conferência Web, para a realização das reuniões de supervisão acadêmica do Programa com supervisores, tutores, médicos e equipe de apoio do MEC.

Com os resultados de um piloto realizado em 2021 com a UFT e a UFCG, o projeto será expandido nacionalmente e deverá atender cerca de 57 instituições supervisoras, 150 tutores, 1.600 supervisores e 16.000 médicos. 

Leia mais
 

Resolução que regulamenta a telessaúde no Brasil entra em vigor

A Resolução 2.134/2022 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que define e regulamenta a telemedicina no Brasil, entrou em vigor nesta quinta-feira, 5/5. Após avanço durante a pandemia da Covid-19, sete modalidades de uso foram definidas. A resolução completa foi publicada no Diário Oficial da União.

Leia o conteúdo da norma
 

"Uso da telemedicina pode promover saúde em locais desassistidos", diz Chao Lung Wen

Em entrevista para a Rádio USP, o chefe da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP Chao Lung Wen comentou a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1998/2020, que regulamenta o atendimento remoto e torna essa prática permanente no Brasil.

Confira a entrevista
 

RUTE cria novo SIG de Ampliação e Padronização de Núcleos de Telessaúde 

Na próxima terça-feira (10/5), das 15h às 16h30, será a realizada a primeira sessão do novo SIG Ampliação e Padronização de Núcleos de Telessaúde.

O grupo foi proposto pela própria coordenação nacional da RUTE, no contexto do Projeto "Saúde Digital" da RNP, com o Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde.

O projeto, entre várias outras metas, busca a Ampliação e Padronização de Núcleos de Telessaúde, tomando com base a experiência de 19 núcleos técnico-científicos indicados pelo Ministério da Saúde, para o projeto com a RNP. Muitos desses núcleos já são unidades da RUTE. O projeto tem um trabalho direto com os núcleos e uma atividade de integração desses núcleos com redes.

A primeira sessão ocorrerá via Conferência Web, com as professoras Claudia Galindo Novoa (Unifesp) e Magdala de Araújo Novaes (UFPE), com o tema Estrutura e gestão.

 

Grupos de Estudos do CT-Saúde Digital realizam primeiros encontros de 2022 em maio

No dia 4/5, o Grupo de Estudos 1 do Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital realizou sua primeira reunião, com o tema "Aceleração da capacidade de Recursos Humanos na Prática Digital da Saúde". Ainda em maio, outros encontros estão previstos.

Confira a programação:

10/5 - 10h: Reunião GE2: Grupo de Estudos 2 - Prospecção da Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e dos componentes para a Ciberinfraestrutura da RNP necessários para Ensino e Pesquisa em Saúde Digital16/5 - 16h: Reunião GE3: Grupo de Estudos 3 - Problemas e a fronteira da pesquisa e ensino com Inteligência Artificial na Saúde

No 17/5, às 10h, teremos a reunião do CT-Saúde Digital para membros e convidados.

Quer receber informações sobre os Grupos de Estudo? Então, inscreva-se nas listas de distribuição de conteúdo:

Grupo 1  -  Grupo 2   -  Grupo 3

Saiba mais sobre o CT-Saúde Digital
 

Biofarmacêutica Takeda lança chamadas de projetos para Associações de Pacientes

Em 2022, serão abertas duas Chamadas de Projetos, divididas por três temáticas: Educação e Capacitação; Jornada do Paciente e Defesa dos direitos (Advocacy). 

Inscreva-se
 

SIGs em destaque:

SIG Re(h)abilitarO grupo tem por objetivo integrar, a nível local e regional, pesquisadores e profissionais da saúde em ações de educação e trabalho interprofissional, educação permanente e pesquisa científica nas áreas de habilitação e reabilitação auditiva, motora e intelectual. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quarta-feira, 11/5, das 11h às 12h30, com apresentação de Nicelle Candez e Celina Reis, com o tema "História, conceitos e classificação das crises e das epilepsias".

SIG Doenças NeuromuscularesO grupo promove a discussão de casos clínicos de grande relevância clínica e acadêmica, protocolos de abordagem clínica, protocolos de pesquisa e atualização na área de estudo. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 10/5, das 17h às 18h, com apresentação de Gláucia Lara Resende (CEM/Santa Casa BH), sobre miastenia gravis.

SIG Medicina do SonoO grupo visa o intercâmbio de conhecimento e fortalecimento da Medicina do Sono no Brasil, por meio de discussão de casos clínicos e revisão bibliográfica de temas relevantes. Criação de uma rede integrada de serviços a princípio, nacional, que proporcionará o intercâmbio e atualização de conhecimento, melhor formação dos residentes e pós-graduandos da área, discussão de casos de difícil manejo com consequente melhoria da assistência ao paciente, além de fortalecimento político da especialidade. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na sexta-feira, 13/5, entre 8h30 e 10h, com apresentação do Dr. Manoel Sobreira (UFC), sobre casos clínicos.

 Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.