ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Boletim RUTE - 9 de setembro de 2022


 

Próxima sessão do CT- Saúde Digital contará com apresentação do diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi

O Comitê Técnico de Ensino e Pesquisa na Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital) terá uma sessão especial no dia 20/9, às 11h, onde será abordada a infraestrutura da RNP para apoio à área da saúde. O diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi, fará uma apresentação sobre o tema.

Acompanhe a sessão
 

Artigo: 'Cibersegurança é chave para operação 100% regulamentada da telemedicina no Brasil'

O vice-presidente de Vendas da VU, empresa especialista em segurança cibernética especializada na prevenção de fraudes digitais e proteção da identidade do usuário, Gustavo de Camargo, publicou um artigo no portal Hospitais Brasil ressaltando a importância da cibersegurança para a operação regulamentada e segura da telemedicina no Brasil.

Leia o artigo
 

Saúde Digital Brasil lança Manual de Boas Práticas de Telemedicina e Telessaúde

A Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil) apresentou, no dia 25/8, em evento em São Paulo, a primeira edição do Manual de Boas Práticas de Telemedicina e Telessaúde.

Saiba mais
 

Favela de São Paulo ganha cabine de telemedicina para consultas e exames

O site da Folha de SP divulgou a ação de um projeto inédito de atenção primária à saúde (APS) desenvolvido pelo Grupo Fleury, a ONG Gerando Falcões e a prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, na grande São Paulo. A iniciativa instalou na comunidade Favela dos Sonhos, que conta com 200 famílias (cerca de 800 moradores), uma cabine de telemedicina com exames e consultas virtuais.

Confira a matéria na íntegra
 

1º Simpósio Científico do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês discute novas perspectivas na gestão da Saúde Pública

Traçar um panorama do atual cenário da saúde pública e compartilhar novas estratégias capazes de transformar o futuro do setor é o objetivo do 1º Simpósio Científico “Gestão em Saúde e Perspectivas de Futuro”, organizado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL). O evento, que acontece nos dias 19 e 20/9, é gratuito, terá formato híbrido e reunirá grandes lideranças das esferas pública e privada em debates sobre o papel transformador das Organizações Sociais de Saúde (OSS) em parcerias estratégicas com o SUS (Sistema Único de Saúde).

Veja mais sobre o evento
 

SIGs em destaque:

SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde.

O grupo visa consolidar uma rede nacional de pesquisa na área de telessaúde e dar apoio à implantação de novos núcleos de telessaúde no Brasil, por meio da troca de experiências em nível nacional e internacional. É uma iniciativa dos núcleos de telessaúde do Projeto Piloto de Telessaúde na Atenção Básica do Ministério da Saúde, iniciado em 2007, que contribuíu para consolidação do Programa Telessaúde Brasil Redes como estratégia para o fortalecimento do SUS no Brasil.

A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na terça-feira, 14/9, das 11h às 12h, com apresentação de Paula Meira, sobre o tema "Telessaúde no atendimento domiciliar (Telehomecare)".

SIG Rede Autismo
O grupo conta com uma rede de professores, estudantes, pesquisadores, entusiastas sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Sem esquecer a participação dos próprios autistas. É uma rede propositiva de novas pesquisas multicêntricas, políticas públicas e educação em saúde que promovam o bem-estar das pessoas do espectro autista.

A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 14/9, das 15h às 16h, com apresentação de Gilmara Orico - fisioterapeuta, sobre o tema "Movimentos, exercícios físicos e autismo".

SIG Centro de Estudos em Psiquiatria e Saúde Mental
Esse SIG busca promover/incrementar a interação entre Centros de Estudos e Grupos de Pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação, compartilhamento e troca de experiências acadêmico-científicas em Saúde Mental e Psiquiatria com uma característica multi-e interdisciplinar, utilizando a infraestrutura nacional e internacional de comunicação existente da Rede RUTE. O SIG favorece o processo de educação permanente, através do compartilhamento de práticas de ensino, pesquisas e de inovações em saúde, envolvendo docentes, pesquisa.

O próximo encontro acontecerá na sexta-feira (16/9), das 10h30h às 12h, com apresentação de Beatriz Salles, sobre o tema "Graduação de Musicoterapia num contexto Psquiátrico: descolonização de saberes e práticas".

Confira a agenda completa

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.