ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Realizada pela primeira vez transmissão simultânea de quatro cirurgias em 4k para o exterior


Nesta terça, dia 10, a RNP promoveu a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4k (resolução quatro vezes superior a Full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos. Os hospitais universitários federais de Porto Alegre (HCPA/UFRGS), do Espírito Santo (HUCAM/UFES) e do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN), além da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, foram as instituições responsáveis pelos procedimentos.

 

A demonstração inédita teve dois pontos de visualização: um no Hotel San Marco, em Brasília, e o outro em San Diego, na Califórnia. Na cidade norte-americana, o evento foi feito pelo CineGrid, associação internacional integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisas de vários países do mundo. Para isso, foi utilizado o pacote de software denominado ‘’Player Fogo’’, desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB), em parceria com a RNP, que transmite, reproduz, armazena e transcodifica vídeos UHD (Ultra Alta Definição, traduzido do inglês).
 
Antes da transmissão das cirurgias, o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina, fez uma apresentação sobre a rede e os avanços alcançados na área de telemedicina. ‘’Com as transmissões em 4K, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde poderão assistir às cirurgias detalhadamente e discutir com os especialistas. Para se ter uma ideia, um coração, por exemplo, passa a ter o tamanho de um ser humano na tela”, ressaltou. “É a primeira vez que algo do tipo parte do Brasil para os Estados Unidos”, completou. Para 2014, já estão sendo planejadas duas novas transmissões de cirurgias em eventos de larga escala.
 

Também se apresentaram durante o evento, o diretor do EBSERH, Cristiano Cabral, que fez uma breve apresentação sobre a empresa brasileira de serviços hospitalares, e o diretor de gestão da RNP, Wilson Coury, que falou sobre a importância da tecnologia e seus avanços na Telemedicina.