ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Rute inaugura dois novos núcleos: 1 em Fortaleza e 1 no Rio de Janeiro


Foram inaugurados, nesta quarta, dia 18/12, dois novos núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes, iniciativa do Ministério da Saúde. Os beneficiados foram o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro, e o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), em Fortaleza (CE) (foto).


A cerimônia de inauguração teve início no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio, de onde se apresentaram o diretor-geral, Dr. Flávio Adolpho Silveira, e a coordenadora do núcleo Rute do HFB, Dra. Rosângela Facadio. Em seguida, se pronunciaram os representantes do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Por videoconferência, tanto a diretora do hospital, Dra. Marfisa de Melo Portela, como o coordenador do núcleo Rute do HIAS, Dr. Ronaldo Pinheiro Gonçalves, fizeram breve discurso e destacaram a importância do núcleo para o hospital e no atendimento a pacientes dentro e fora da capital, no Ceará.

 

 

O anfitrião do evento foi o coordenador da Rute, Luiz Ary Messina, que também participou da cerimônia por videoconferência, do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), no Espírito Santo. Ele estava acompanhado pela consultora técnica do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, Rosimeira Andrade, da coordenadora do Comitê Estadual de Telessaúde do Espírito Santo, Solange Corradi, e do Gerente de Inovação da Coordenação Rute, Paulo Lopes.

 

Ainda participaram do evento o ex-coordenador do programa Telessaúde Brasil Redes, Aldiney Doreto, na sala de VC Rute do Hospital Universitário de Maringá (HUM), no Paraná;  e a Comissão de Telessaúde do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE). A coordenadora do núcleo Rute do HFSE, Ana Carneiro, representou o grupo e saudou os novos membros Rute.

 

Atualmente a Rute é composta por 88 núcleos inaugurados e em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil, e possui 56 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde. Por ano, são realizadas 600 sessões de vídeo e web conferências, o que representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de 300 instituições, inclusive algumas da América Latina.

 

Entre outros objetivos, a Rute integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e webconferência, entre hospitais universitários e universidades, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), além de permitir a interação com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.