ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Rute integra e conecta nova unidade de telemedicina em Minas Gerais


Para formalizar sua participação na Rede Universitária de Telemedicina (Rute), a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugurou, no último dia 14, sua unidade de telemedicina, no Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da instituição.


Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes a vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart, o diretor da faculdade de medicina, Tarcizo Afonso Nunes, o vice-diretor da instituição, Humberto José Alves, o coordenador geral do Cetes, Claudio de Souza, o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina (foto), e representantes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

 “A integração da UFMG na rede potencializará o papel da instituição de produção, divulgação e uso social da pesquisa científica”, ressaltou Sandra. Segundo Humberto, a inauguração é uma nova fase de trabalho colaborativo e união de esforços pela telessaúde. Para Messina, a sala de telemedicina reforça a participação da faculdade no desenvolvimento da área. “Com a adesão à rede, a instituição contribuirá ainda mais na ampliação da saúde e da qualificação dos profissionais no país”, afirmou.

Com as ferramentas e conteúdos desenvolvidos pela Rute e o trabalho de Telessaúde desenvolvido pelo Cetes desde 2004, como no Laboratório de Simulação (LabSim) e o Núcleo de Informática em Saúde, a faculdade quer atingir até 20% da carga horária de seus cursos por ambiente virtual. “Assim, os alunos terão experiências como assistir a cirurgias via internet, como já acontece hoje em transmissões feitas pela rede a alunos residentes”, explicou Messina.

Para Claudio, os Grupos de Interesse Especial (SIGs), as discussões de casos clínicos e o ensino a distância por webconferências da Rute permitirão a ampliação de conhecimento de profissionais da medicina e das outras instituições. “Docentes e alunos poderão participar de forma mais efetiva e integrada com outras instituições brasileiras por meio dos SIGs para atividades de ensino ou desenvolvimento de pesquisas colaborativas entre os participantes”, disse a assessora de planejamento e gestão do Cetes, Mônica Pena. O centro coordena e monitora as atividades em pontos de telessaúde divididos em núcleos regionais como o da Região Metropolitana de Belo Horizonte, composto por 14 municípios: Belo Horizonte, Betim, Esmeraldas, Ibirité, Itabirito, Igarapé, Juatuba, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sarzedo e Vespasiano.


A cerimônia foi transmitida por videoconferência para os demais membros da Rute, presentes em diferentes estados do Brasil. Entre os participantes estava o reitor da Universidade Estadual do Amazonas, Cleinaldo Costa, que também é professor da faculdade de medicina da instituição e especialista em Telessaúde. Ele ressaltou as ações realizadas à distância por todo o estado, inclusive nas cidades ribeirinhas do Amazonas.

Com a nova unidade, a Rute totaliza 120 unidades de telemedicina em operação em todos os estados do Brasil. Entre outros objetivos, a rede integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e certificados de ensino, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, através da RNP, além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior. 

A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica e especializada no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação (TI) para promover a Teleassistência e a Teleducação, a pesquisa colaborativa, a gestão, o monitoramento, o acompanhamento e a avaliação.