1 CONTATOS

 

Service Desk RNP: atendimento@rnp.br e 0800-722-0216

Coordenação Nacional RUTE: coord@rute.rnp.br

SIGs (Grupos de Interesse Especial): sig@rute.rnp.br

 

2 PROCEDIMENTOS 

 

A RUTE possui procedimentos para facilitar o seu uso. São eles:

 

3 MANUAL DA RUTE

 

O objetivo do Manual da RUTE é compartilhar com a comunidade, novos e antigos colaboradores, as características para a promoção da RUTE. O documento tem a função de tornar claro o que é a RUTE, o conjunto de atividades, os atores e seus papéis, as práticas executadas na RUTE, bem como os deveres e direitos de cada unidade e os Grupos de Interesse Especial (SIG) que compõe a rede:

 

4 GUIA PRÁTICO DO TÉCNICO OPERACIONAL RUTE

 

O Guia do Técnico Operacional contém instruções práticas em 10 tópicos sobre as principais ferramentas úteis para o operacional diário na comunidade RUTE:

 

4.1 NOVO NA RUTE?

 

A forma principal de comunicação, informação e tomadas de ações administrativas na RUTE é por meio de mensagem eletrônica por e-mail, onde o técnico operacional da RUTE deve utilizar preferencialmente um endereço institucional próprio.

 

Primeiro passo: torne claro no e-mail qual a sua instituição:

 

Recomenda-se a criação de uma assinatura de e-mail institucional que o identifique como técnico operacional de sua unidade RUTE, conforme o modelo abaixo:

 

José Dias da Silva
Técnico Operacional RUTE: UNIFESP-HSP-SP
Skype: jose.dias.silva
Telefone: (11) 4321-9876 / Celular: (11) 98765-4321

 

Após, faça por favor a configuração e cadastro de permissão em seu cliente de e-mail para recebimento de mensagens pelos domínios: @rnp.br, @rute.rnp.br e @listas.rute.rnp.br.

 

Segundo passo: solicite à Coordenação Nacional RUTE via e-mail coord@rute.rnp.br:

  • Atualização e inclusão de seus contatos no cadastro da unidade RUTE

  • Inscrição nas listas de divulgação de dados técnicos dos SIGs do qual sua instituição participa

  • Criação de login e senha como administrador de sua sala de webconferência

  • Homologação da sala de videocolaboração de sua unidade RUTE ou rehomologação

  • Inscrição no SIG Técnico Operacional RUTE: http://url.rnp.br?RCC-SIG-Participacao-Form

  • Criação de login e senha para acesso a área restrita do site RUTE: https://rute.rnp.br/login

 

4.2 SIG TÉCNICO OPERACIONAL RUTE

 

O SIG Técnico Operacional é um grupo de interesse especial focado em capacitação permanente para operação diária das sessões em videoconferência e webconferência desenvolvidas nos SIGs e na comunidade RUTE. O SIG existe desde 2009 com uma reunião por mês (atualmente na penúltima sexta-feira do mês das 10h as 12h de Brasília) por videoconferência de Março a Dezembro de cada ano.

 

Acesse a agenda anual de sessões do grupo no site do SIG: http://rute.rnp.br/web/sig-tecnico-operacional-rute

E solicite inscrição para participar das sessões do SIG preenchendo o formulário online em: http://url.rnp.br?RCC-SIG-Participacao-Form

Todas as sessões do SIG são gravadas e estão disponíveis para consulta em: http://rute.rnp.br/audiovisual

 

4.3 ATIVIDADES ESPERADAS PELOS TÉCNICOS OPERACIONAIS NAS UNIDADES RUTE

 

Atividades Gerais:

  1. Investigação de novos sistemas de informação e conhecimento em saúde multiplataforma, que possam interoperar, a partir de padrões estabelecidos, com equipamentos médicos e outros sistemas e tecnologias de informação, para desenvolver uma infra-estrutura de programas de telemedicina

  2. Capacitação do corpo docente e discente do HU na utilização tecnologias e técnicas utilizadas em telemedicina;

  3. Divulgação de conhecimentos tecnológicos e operacionais para o desenvolvimento de projetos e utilização de tecnologia no processo de saúde

  4. Analisar, planejar, implementar e incorporar programas de telemedicina, mediados por computador, no processo de assistência em saúde extramuros do HU, para ampliar as ações de profissionais de saúde.

Atividades Específicas:

  1. Participação obrigatória no SIG Técnico Operacional RUTE

  2. Instalação e configuração de equipamentos de videoconferência (VC)

  3. Operação dos equipamentos de VC, adequação e manutenção do ambiente de VC

  4. Preparação do ambiente e equipamentos de VC para eventos

  5. Realização de testes de conectividade, qualidade, viabilidade

  6. Gestão da agenda de utilização do ambiente e equipamentos de VC

  7. Coleta e registro de dados sobre a utilização do ambiente e equipamentos de VC

  8. Elaboração de relatórios técnicos, especificação e avaliação de equipamentos

  9. Gestão da infraestrutura de rede, gestão do patrimônio e manutenção

  10. Confecção e execução de pequenos cabeamentos de rede e de sinais

  11. Desenvolvimento de aplicações web simples utilizando código aberto

  12. Capacitação e suporte de usuários para os serviços de Telemedicina

  13. Suporte técnico a equipe de saúde da Unidade de Telemedicina

  14. Digitalização de conteúdo audiovisual e pós-produção de conteúdo multimídia

  15. Atualização continuada sobre Telemedicina (comunicação, hardware/software, equipamentos e sistemas específicos, padrões, serviços)

  16. Participação em workshops da RNP e RUTE

  17. Colaboração com outros profissionais envolvidos na RUTE

  18. Instalação, configuração e suporte a servidores e aplicações

  19. Participação das forças-tarefa para projetos especiais do Comitê Assessor da RUTE

  20. Participação de Grupos de Trabalho - GT da RUTE

  21. Organização de Grupos Especiais de Interesse - SIG da RUTE

 

4.4 VIDEOCONFERÊNCIA

 

Política de uso do serviço RNP: http://url.rnp.br?PoliticaUso-Videoconferencia

 

Equipamentos H.323 Oficiais Fornecidos pela RUTE: Tandberg MXP e Polycom HDX

 

Os modelos de equipamentos de videoconferência H.323 fornecidos como hardware são:

  • TANDBERG MXP 990, MXP Edge 95, MXP Intern e MXP 6000: O manual completo de administrador destes equipamentos encontra-se disponível somente na versão inglês no site do fabricante: http://url.rnp.br?ManualADM-TandbergMXP.

  • POLYCOM HDX 7000 e HDX 8000: O manual completo de administrador destes equipamentos encontra-se disponível na versão português no site da fabricante: http://url.rnp.br?ManualADM-PolycomHDX. Em adicional os equipamentos Polycom HDX utilizam como alternativa para compartilhamento de conteúdo em H.239 o software Polycom Content App disponível para download em: http://url.rnp.br?PolycomContentApp.

Homologação da Sala de Videocolaboração RUTE

 

A homologação da sala de videoconferência é uma ação fundamental para garantir minimamente a qualidade das transmissões na RUTE. Verifique se sua sala de videoconferência já está homologada em: http://url.rnp.br?Resultado-Homologacao-RUTE. Caso não, solicite a homologação ao Service Desk RNP no telefone 0800-722-0216. Entenda o procedimento completo em: http://url.rnp.br?RCC-ProcessoHomologacaoVC.

 

Testes de Videoconferência na MCU RNP

 

A sala virtual de testes da MCU está disponível 24h sem necessidade de agendamento no número 1700004 (máximo de 5 pontos a cada 20min).

 

Agendamento da MCU RNP

 

Você também pode solicitar a reserva de uma sala virtual da MCU RNP para eventos extras ou particulares organizados por sua unidade RUTE. Solicite pelo e-mail coord@rute.rnp.br informando: título da reunião, hora de início e fim, número e relação dos participantes.

 

Panorama do Backbone RNP

 

O panorama do Backbone RNP é uma ferramenta online muito útil que auxilia os técnicos operacionais RUTE a identificarem problemas em rotas de redes, quedas de enlaces ou saturação de enlaces da rede de fibra ópticas nacional da RNP por onde trafegam todos os serviços da RNP.

Técnico Operacional, consulte diariamente o panorama RNP para saber como está a situação de tráfego da rede da sua cidade ou estado:

https://www.rnp.br/sistema-rnp/ferramentas/panorama-de-trafego


4.5 WEBCONFERÊNCIA

 

Política de uso do serviço RNP: http://url.rnp.br?PoliticaUso-Webconferencia

 

Sistemas de Webconferência Fornecidos pela RUTE: MCONF

 

O MCONF é um sistema que faz parte do serviço de webconferência da RNP e pode ser acessado no endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/”nomedasala”. Antes de conectar verifique os requisitos de uso: http://url.rnp.br?Requisitos-MCONF. E acesse as vídeo-aulas de apoio sobre como utilizar o MCONF: http://url.rnp.br?Videos-MCONF.

 

Para saber como utilizar o MCONF clique nos tópicos a seguir e acesse as vídeo-aulas:

Panorama do Backbone RNP

 

O panorama do Backbone RNP é uma ferramenta online muito útil que auxilia os técnicos operacionais RUTE a identificarem problemas em rotas de redes, quedas de enlaces ou saturação de enlaces da rede de fibra ópticas nacional da RNP por onde trafegam todos os serviços da RNP.

Técnico Operacional, consulte diariamente o panorama RNP para saber como está a situação de tráfego da rede da sua cidade ou estado:

https://www.rnp.br/sistema-rnp/ferramentas/panorama-de-trafego

 

4.6 SUPORTE TÉCNICO EM VIDEOCONFERÊNCIA E WEBCONFERÊNCIA: 0800-722-0216

 

Problemas Técnicos, Dúvidas e Suporte em Videoconferência e Webconferência

Os técnicos operacionais RUTE dispõem para suas atividades diárias do SERVICE DESK RNP, um serviço de suporte de primeiro nível que deve ser acionado toda vez que houver casos de: problemas técnicos, dúvidas de uso ou necessidade de suportes diversos em videoconferência e webconferência.

Para solicitar atendimento ao Service Desk RNP, entre em contato todos os dias, 24 horas por dia por telefone ou whatsapp no 0800-722-0216 ou pelo e-mail
atendimento@rnp.br.

 

Página do serviço: https://www.rnp.br/sobre/contato

 

4.7 SIGs (GRUPOS DE INTERESSE ESPECIAIS)

 

Os SIGs (Grupos de Interesse Especiais) são a principal atividade da RUTE e tem suas sessões por videoconferência e webconferência. Todos os atuais SIGs ativos estão disponíveis e podem ser consultados no site RUTE, em: http://www.rute.rnp.br/sigs

Todos os SIGs possuem reuniões agendadas em dias e horários fixos no mês. Por exemplo, o SIG Técnico Operacional RUTE se reúne por videoconferência em toda a penúltima sexta-feira do mês de 10h às 12h de Brasília. O calendário anual de cada SIG fica disponível em seu site:
http://www.rute.rnp.br/sigs

Para solicitar a participação em um SIG RUTE, preencha o formulário online disponível em:
http://url.rnp.br?RCC-SIG-Participacao-Form. Para solicitar a criação de um SIG RUTE, acesse o procedimento completo descrito em: http://url.rnp.br?RCC-SIG-Criacao

Dúvidas, informação ou desligamento nos SIGs devem ser solicitadas pelo e-mail
sig@rute.rnp.br.

 

4.8 SESSÕES DOS SIGs E EVENTOS

 

A sessões de videoconferência e webconferência da RUTE são regidas por um importante documento, o manual Procedimentos Operacionais para Videoconferências e Webconferências RUTE. Todos os técnicos operacionais devem conhecer na integra este documento e saber sobre sua conduta perante as atividades técnicas de suas unidades RUTE: http://url.rnp.br?ProcedimentosOperacionaisRUTE

 

A agenda completa e atualizada RUTE fica disponível em: http://www.rute.rnp.br/eventos

 

A Coordenação Nacional RUTE divulga regularmente toda sexta-feira e sempre pelo e-mail remetente sig@rute.rnp.br os dados de conexão das sessões dos SIGs que ocorrem na semana seguinte. Para receber, sua unidade RUTE e seu e-mail precisam estar cadastrados como participantes no SIG em questão, conforme orientado no passo anterior, passo 4.6: SIGs.

 

Lembramos que para evitar problemas com recebimento de comunicados RUTE recomendamos que seja configurado no seu cliente de e-mail permissão para receber mensagens dos domínios: @rnp.br, @rute.rnp.br e @listas.rute.rnp.br.

 

4.9 SITE RUTE

 

O site da Rede Universitária de Telemedicina, disponível no endereço http://www.rute.rnp.br contém informação sobre: Unidades da RUTE no Brasil (Página Inicial), Relação de SIGs e suas agendas de reuniões mensais e anuais (Eventos), Relação de documentos gerados pela RUTE (Documentos), Relação de notícias a respeito da rede (Notícias) e a Relação de vídeos e gravações das sessões dos SIGs e eventos RUTE (Audiovisual).

 

4.10 COORDENAÇÃO NACIONAL RUTE 

 

Para solicitar atendimento a Coordenação Nacional RUTE, entre em contato pelo e-mail coord@rute.rnp.br, de segunda à sexta-feira, de 9 às 18 horas (hora de Brasília):

  • Coordenador Nacional RUTE: Dr. Ing. Dipl. Inf. Luiz Ary Messina

  • Gerente de Inovação RUTE: Dr. Eng. Paulo Roberto de Lima Lopes

  • Coordenador Técnico RUTE: MSc Thiago Lima Verde Brito

  • Assessor Técnico RUTE: Luan Azeredo Meireles

  • Coordenador Administrativo RUTE: Max Pereira Moraes


5 CENTRAL DE OCORRÊNCIAS TÉCNICAS

 

Técnico Operacional RUTE, por favor registre no formulário a seguir ocorrências relativas a problemas técnicos ou dificuldades de conexão ocorridos durante as sessões dos SIGs:



Nome:

Email:


Estado:

Município:

Assunto:

Mensagem:

Digite o texto da imagem acima: