1 CONTATOS
Service Desk RNP: atendimento@rnp.br e 0800-722-0216 Coordenação Nacional RUTE: coord@rute.rnp.br SIGs (Grupos de Interesse Especial): sig@rute.rnp.br
2 PROCEDIMENTOS
A RUTE possui procedimentos para facilitar o seu uso. São eles:
3 MANUAL DA RUTE
O objetivo do Manual da RUTE é compartilhar com a comunidade, novos e antigos colaboradores, as características para a promoção da RUTE. O documento tem a função de tornar claro o que é a RUTE, o conjunto de atividades, os atores e seus papéis, as práticas executadas na RUTE, bem como os deveres e direitos de cada unidade e os Grupos de Interesse Especial (SIG) que compõe a rede:
4 GUIA PRÁTICO DO TÉCNICO OPERACIONAL RUTE
O Guia do Técnico Operacional contém instruções práticas em 10 tópicos sobre as principais ferramentas úteis para o operacional diário na comunidade RUTE: 4.1 NOVO NA RUTE?
A forma principal de comunicação, informação e tomadas de ações administrativas na RUTE é por meio de mensagem eletrônica por e-mail, onde o técnico operacional da RUTE deve utilizar preferencialmente um endereço institucional próprio.
Primeiro passo: torne claro no e-mail qual a sua instituição:
Recomenda-se a criação de uma assinatura de e-mail institucional que o identifique como técnico operacional de sua unidade RUTE, conforme o modelo abaixo:
José Dias da Silva
Após, faça por favor a configuração e cadastro de permissão em seu cliente de e-mail para recebimento de mensagens pelos domínios: @rnp.br, @rute.rnp.br e @listas.rute.rnp.br.
Segundo passo: solicite à Coordenação Nacional RUTE via e-mail coord@rute.rnp.br:
4.2 SIG TÉCNICO OPERACIONAL RUTE
O SIG Técnico Operacional é um grupo de interesse especial focado em capacitação permanente para operação diária das sessões em videoconferência e webconferência desenvolvidas nos SIGs e na comunidade RUTE. O SIG existe desde 2009 com uma reunião por mês (atualmente na penúltima sexta-feira do mês das 10h as 12h de Brasília) por videoconferência de Março a Dezembro de cada ano.
Acesse a agenda anual de sessões do grupo no site do SIG: http://rute.rnp.br/web/sig-tecnico-operacional-rute E solicite inscrição para participar das sessões do SIG preenchendo o formulário online em: http://url.rnp.br?RCC-SIG-Participacao-Form Todas as sessões do SIG são gravadas e estão disponíveis para consulta em: http://rute.rnp.br/audiovisual
4.3 ATIVIDADES ESPERADAS PELOS TÉCNICOS OPERACIONAIS NAS UNIDADES RUTE
Atividades Gerais:
Atividades Específicas:
4.4 VIDEOCONFERÊNCIA
Política de uso do serviço RNP: http://url.rnp.br?PoliticaUso-Videoconferencia
Equipamentos H.323 Oficiais Fornecidos pela RUTE: Tandberg MXP e Polycom HDX
Os modelos de equipamentos de videoconferência H.323 fornecidos como hardware são:
Homologação da Sala de Videocolaboração RUTE
A homologação da sala de videoconferência é uma ação fundamental para garantir minimamente a qualidade das transmissões na RUTE. Verifique se sua sala de videoconferência já está homologada em: http://url.rnp.br?Resultado-Homologacao-RUTE. Caso não, solicite a homologação ao Service Desk RNP no telefone 0800-722-0216. Entenda o procedimento completo em: http://url.rnp.br?RCC-ProcessoHomologacaoVC.
Testes de Videoconferência na MCU RNP
A sala virtual de testes da MCU está disponível 24h sem necessidade de agendamento no número 1700004 (máximo de 5 pontos a cada 20min).
Agendamento da MCU RNP
Você também pode solicitar a reserva de uma sala virtual da MCU RNP para eventos extras ou particulares organizados por sua unidade RUTE. Solicite pelo e-mail coord@rute.rnp.br informando: título da reunião, hora de início e fim, número e relação dos participantes.
Panorama do Backbone RNP
O panorama do Backbone RNP é uma ferramenta online muito útil que auxilia os técnicos operacionais RUTE a identificarem problemas em rotas de redes, quedas de enlaces ou saturação de enlaces da rede de fibra ópticas nacional da RNP por onde trafegam todos os serviços da RNP. Técnico Operacional, consulte diariamente o panorama RNP para saber como está a situação de tráfego da rede da sua cidade ou estado: https://www.rnp.br/sistema-rnp/ferramentas/panorama-de-trafego 4.5 WEBCONFERÊNCIA
Política de uso do serviço RNP: http://url.rnp.br?PoliticaUso-Webconferencia
Sistemas de Webconferência Fornecidos pela RUTE: MCONF
O MCONF é um sistema que faz parte do serviço de webconferência da RNP e pode ser acessado no endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/”nomedasala”. Antes de conectar verifique os requisitos de uso: http://url.rnp.br?Requisitos-MCONF. E acesse as vídeo-aulas de apoio sobre como utilizar o MCONF: http://url.rnp.br?Videos-MCONF.
Para saber como utilizar o MCONF clique nos tópicos a seguir e acesse as vídeo-aulas: Panorama do Backbone RNP
O panorama do Backbone RNP é uma ferramenta online muito útil que auxilia os técnicos operacionais RUTE a identificarem problemas em rotas de redes, quedas de enlaces ou saturação de enlaces da rede de fibra ópticas nacional da RNP por onde trafegam todos os serviços da RNP. Técnico Operacional, consulte diariamente o panorama RNP para saber como está a situação de tráfego da rede da sua cidade ou estado: https://www.rnp.br/sistema-rnp/ferramentas/panorama-de-trafego
4.6 SUPORTE TÉCNICO EM VIDEOCONFERÊNCIA E WEBCONFERÊNCIA: 0800-722-0216
Problemas Técnicos, Dúvidas e Suporte em Videoconferência e Webconferência Os técnicos operacionais RUTE dispõem para suas atividades diárias do SERVICE DESK RNP, um serviço de suporte de primeiro nível que deve ser acionado toda vez que houver casos de: problemas técnicos, dúvidas de uso ou necessidade de suportes diversos em videoconferência e webconferência.
Página do serviço: https://www.rnp.br/sobre/contato
4.7 SIGs (GRUPOS DE INTERESSE ESPECIAIS)
Os SIGs (Grupos de Interesse Especiais) são a principal atividade da RUTE e tem suas sessões por videoconferência e webconferência. Todos os atuais SIGs ativos estão disponíveis e podem ser consultados no site RUTE, em: http://www.rute.rnp.br/sigs
4.8 SESSÕES DOS SIGs E EVENTOS
A sessões de videoconferência e webconferência da RUTE são regidas por um importante documento, o manual Procedimentos Operacionais para Videoconferências e Webconferências RUTE. Todos os técnicos operacionais devem conhecer na integra este documento e saber sobre sua conduta perante as atividades técnicas de suas unidades RUTE: http://url.rnp.br?ProcedimentosOperacionaisRUTE
A agenda completa e atualizada RUTE fica disponível em: http://www.rute.rnp.br/eventos
A Coordenação Nacional RUTE divulga regularmente toda sexta-feira e sempre pelo e-mail remetente sig@rute.rnp.br os dados de conexão das sessões dos SIGs que ocorrem na semana seguinte. Para receber, sua unidade RUTE e seu e-mail precisam estar cadastrados como participantes no SIG em questão, conforme orientado no passo anterior, passo 4.6: SIGs.
Lembramos que para evitar problemas com recebimento de comunicados RUTE recomendamos que seja configurado no seu cliente de e-mail permissão para receber mensagens dos domínios: @rnp.br, @rute.rnp.br e @listas.rute.rnp.br.
4.9 SITE RUTE
O site da Rede Universitária de Telemedicina, disponível no endereço http://www.rute.rnp.br contém informação sobre: Unidades da RUTE no Brasil (Página Inicial), Relação de SIGs e suas agendas de reuniões mensais e anuais (Eventos), Relação de documentos gerados pela RUTE (Documentos), Relação de notícias a respeito da rede (Notícias) e a Relação de vídeos e gravações das sessões dos SIGs e eventos RUTE (Audiovisual).
4.10 COORDENAÇÃO NACIONAL RUTE
Para solicitar atendimento a Coordenação Nacional RUTE, entre em contato pelo e-mail coord@rute.rnp.br, de segunda à sexta-feira, de 9 às 18 horas (hora de Brasília). 5 CENTRAL DE OCORRÊNCIAS TÉCNICAS
Técnico Operacional RUTE, por favor registre no formulário a seguir ocorrências relativas a problemas técnicos ou dificuldades de conexão ocorridos durante as sessões dos SIGs: | |||||
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